sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Para provar que o Pai Natal existe

Já tinha dito aqui que o meu filho tinha dúvidas que o Pai Natal existe, dúvidas essas que foram suscitadas pelo seu melhor amigo. Na verdade ele ainda quer acreditar nele e nós, pais, também queremos que ele acredite.
Sempre lhe dissemos que as prendas que o Pai Natal traz, foi o menino Jesus que mandou, uma vez que os Reis Magos já não podem entregar as prendas, porque já morreram.
Não sei se estamos a ir longe demais, por estarmos a prolongar esta magia, que acontece apenas uma vez por ano. Se calhar, não queremos que o nosso filho cresça... ou... não sei. 
Para o ano, se voltar a perguntar, se a dúvida for mesmo dele e não dos amigos, ele terá que saber a verdade. Por enquanto, todos nos divertimos com isto e, o Diogo achou que era o verdadeiro Pai Natal. E os pais divertem-se a fazer estas brincadeiras.
O melhor deste vídeo, é que foi feito à primeira, com tudo improvisado. Por exemplo, esqueci-me de dizer ao meu marido onde estavam as cartas e que, a carta da Sara, estava em branco, o que o desorientou um pouco, mas lá se desenrascou muito bem. 
Só posso dar os parabéns ao meu marido. Fiquei espantada com ele, pela criatividade, improviso, a voz disfarçada, a postura, e, acima de tudo, porque o Diogo e a Sara não o reconheceram.  Ele próprio, também se surpreendeu com a sua actuação. :)

sábado, 22 de dezembro de 2012

Boas festas


l
Desejo
A todos um
  Santo e Feliz Natal, 
Cheio de Paz, Amor, Família 
União, Calor, Conforto e Sorrisos
Boas
Festas

A família "C", A mamã é só minha

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DIY - Decoração Natal/Inverno * Fazer neve em casa * Actividade para crianças

Ufa! Já me cansei só de escrever o título :D
Finalmente coloquei em prática esta actividade que aprendi há uns anos. Não me lembrava bem como era, e após várias tentativas, descobri. É a maneira mais fácil de fazer neve artificial em casa, e, parece mesmo real.
Para fazer neve artificial, é necessário, sal fino (usei 2,5 embalagens, do mais barato) e água morna.
Numa taça, coloque água morna, junte o sal fino até a água desaparecer e misture bem. 
É muito rápido, assim que a mistura tiver aspecto de neve, está pronto (não deve ficar muito húmido, nem muito seco). Da última vez que fiz, durou quase um mês.

De seguida, caso queira fazer um boneco de neve, basta fazer duas bolas uma maior para a base e uma mais pequena para a cabeça.

Quanto à decoração, usei:
Tampa do sal (chapéu), 
Olhos móveis (tenho sempre muitos de vários tamanhos de reserva), 
Plasticina (nariz)
Seis fios de lã (fiz uma trança) cachecol, 
Dois botões (corpo)
Usei um prato de sobremesa como base, que decorei com adornos que guardei dos bolos de aniversário do Diogo e da Sara, do ano passado.

Ficou decidido por unanimidade, que o nosso boneco de neve iria residir em cima do micro-ondas, uma vez que não tinha nenhuma decoração de Natal/Inverno na cozinha.

Façam a experiência com crianças, elas vão adorar!

A minha página de fotografia no Facebook.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Festa de Natal

À semelhança dos anos anteriores, este sábado, fomos à festa de Natal da empresa do meu marido. Estava muito expectante em relação à principal atracção. 
Depois de André Sardet e João Pedro Pais, em 2010 e 2011, respectivamente, quem seria este ano? David Fonseca, Aurea? 
Contra todas as expectativas, apareceu, Quim Barreiros :D

No entanto, até foi divertido, pois ele interagiu muito com as crianças. Por outro lado, toda a gente sabia as letras das músicas de cor, menos nós...
No fim, como habitual, actuou, (desta vez) um palhaço. Nunca me recordo na minha vida de me ter rido tanto, até chorar, com um palhaço. Chamava-se Pintarolas e tinha um sentido de humor  muito inteligente. Parecia mais um palhaço para gente grande, ADOREI!
Só lamento não ter fotografado, nem filmado. Acreditem que era digno de ser filmado do princípio ao fim. Fez uma cena do filme Indiana Jones, com gente do público, que colaborou muito bem.

Seguiu-se o lanche e a distribuição de presentes, pelo Pai Natal da empresa. Terminou com algumas das crianças (filhos dos colaboradores da empresa) em cima do palco a cantar "A todos um bom Natal".
O Diogo delirou com o seu Helicóptero telecomandado. A Sara recebeu um Nenuco, com banheira e alguns acessórios de banho e de refeição.
Agora já percebem porque é que não me apetece comprar brinquedos?

À noite, fui comprar as prendas de Natal e cruzei-me como o "Indiana Jones", só me lembrei da cena dele e comecei a rir. Pedi desculpa e, ele muito simpático disse: "Não faz mal." (Que vergonha.)

Post agendado.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A melhor prenda de Natal, Livros

Adoro oferecer livros. No Natal, ofereço sempre um livro a cada um dos meus filhos. Sim, desde bebés, claro. Para além dos brinquedos (que o Pai Natal traz), nunca falta um livro.

Os deste ano já estão comprados, há muito tempo. Já os brinquedos, só comprámos este fim-de-semana. Nunca me recordo de termos tanta dificuldade em escolher! Primeiro, porque o Diogo pediu-me outra uma pista, mas ele já tem oito, sim, leram bem! Por mim, não entra cá mais nenhuma. A Sara não é esquisita  qualquer coisa a faz feliz, porém, acredito que escolhemos bem.

A propósito de uma proposta que a Mum's the boss fez, e à qual respondi (tinha que ser :)), deixo aqui mais duas sugestões. Os livros são ambos do mesmo autor, Anthony Browne, gosto muito deles.
O livro dos porquinhos é muito engraçado. É a prenda ideal para crianças (e pais) que não gostam de ajudar em casa.

A mãe era quase uma criada em casa, fazia tudo e ninguém ajudava. Um dia, fartou-se, saiu de casa e deixou um bilhete que dizia apenas: "Vôcês são uns porcos." (é verdade, com acento circunflexo no primeiro "o". E não é o único erro ortográfico que este livro contém.). Será que a mãe volta para casa?
Este é o livro ideal para oferecer ao pai (preguiçoso) para que ele conte aos filhos (também preguiçosos) :)

As preocupações de Billy é um livro indicado para crianças que passam por fases de ansiedade, preocupações e medo. 
Pode mesmo fazer a diferença e ajudar a criança ultrapassar esses  momentos menos bons de forma mais tranquila. 
É ideal para oferecer à criança que vai mudar de escola, ou cujos pais se separaram, por exemplo.
Retrata a história de Billy uma criança que tinha medo de quase tudo. Um dia foi dormir a casa da avó e confessou-lhe alguns dos seus medos. A avó ofereceu-lhe os bonecos das preocupações*, pois estes iriam preocupar-se por ele, enquanto Billy dormia. Porém, o Billy não ficou por aqui...

* "Os bonecos das preocupações são oriundos da Guatemala. Há já muito anos que as crianças guatemaltecas fabricam estes bonecos com bocados de madeira e restos de tecidos e fios. À noite, quando se vão deitar, contam a cada um deles uma preocupação e põem-nos debaixo da almofada. 
Desta forma as crianças acordam na manhã seguinte sem preocupações.
Este costume está agora difundido por diversas partes do mundo".

in As preocupações de Billy

Mais sugestões de livros infantis, aqui.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Decoração de Natal

Não está nada de especial. A única diferença em relação ao ano anterior, está na lareira, que decorei com luzes e azevinho. Também enchi um frasco velho com bolas de Natal (foto em baixo), o laço serve para esconder a rosca.
Aproveitei o prato em forma de estrela, que no ano anterior segurava uma vela, e coloquei as pinhas que sobraram deste arranjo  de Natal e azevinho, gostei muito do resultado e da simplicidade, além disso, tem aquelas que para mim, são as cores do Natal, vermelho, verde e dourado. 
Nesta época, substituo os livros que tenho em cima da mesa de centro por contos de Natal.
Bom fim-de-semana :)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sabes Maria, o Pai Natal não existe

O meu filho ainda acredita no Pai Natal, ou melhor, está em vias de deixar de acreditar, tudo porque, o seu melhor amigo o faz acreditar que o velhinho das barbas brancas não existe. Além disso ainda exige que o Diogo prove a sua existência. 
 
Uma amiga partilhou esta história no Facebook e eu achei por bem partilhá-la aqui, para as mães que, tal como eu, acreditam que se há altura na vida em que podemos sonhar e fantasiar, é na Infância, e, na época do Natal é ainda mais mágico. Além disso, se querem uma prova "válida" para as crianças, esta serve perfeitamente. 

Curiosamente, vai muito de encontro ao que eu disse ao meu filho: "O Pai Natal existe enquanto acreditares nele, quando deixares de acreditar, deixarás de receber a prenda dele, recebes apenas as prendas da família. Além disso, sabes que o Pai Natal é a única pessoa que te dá sempre o que pedes. Não volto a insistir, nisto. Já sabes, se acreditares recebes, se não acreditares vais ter que te contentar com o presente dos pais, que será, como sempre, um livro." 

Francamente gostaria que ele ainda vivesse esta magia mais uns dois anos, pelo menos, altura em que terá uma certa maturidade para compactuar comigo e fazer com que a Sara também viva esta magia até à mesma idade.

Para mim, a visita do Pai Natal cá a casa, não tem nada a ver com consumismo nem com religião é algo de mágico que acontece nesta época. Contudo, pretendo que ele valorize esta quadra no seu verdadeiro sentido. Não sei se me faço entender, é como se fossem duas coisas distintas, mas que se realizam no mesmo dia e cada uma tem o seu valor.

Post agendado.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Até a Lúcia ajuda

Isto não é tão fácil como parece, principalmente quando se é uma "naba" a costurar e não se tem máquina para o efeito. 
O meu marido fez o molde e coseu um braço. As crianças ajudam com ideias e ajudaram a encher. 
A dada altura, os braços pareciam maiores do que as pernas, então lembrei-me da Lúcia, a boneca da Sara (que ela carinhosamente baptizou com o nome da sua madrinha), poderia ser um bom modelo, e é, praticamente do mesmo tamanho.
Só lamento não me ter lembrado antes, assim teria as pernas um pouco maiores e ficaria mais perfeita.

Para fazer uma criança feliz, podem inspirar-se com estes links:

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Decoração de Outono vira decoração de Natal

Inspirada por uma imagem que vi no Pinterest, copiei fiz esta decoração de Outono para a minha sala.
Poucos dias depois, olhei para ela e percebi logo que poderia usar a mesma jarra e vela numa decoração de Natal. Inicialmente pensei em colocar avelãs na base, mas, entretanto lembrei-me destas pequenas pinhas que tinha do ano passado.
Acho que resultou muito bem. Como foi uma ideia original minha (já devem ter percebido no que respeita a arranjos, copio quase sempre) fiquei muito babada com o resultado. 
Não sei quanto tempo é que o azevinho aguenta sem água, mas a minha sogra foi uma querida e arranjou-me um balde cheio dele. Deixei em água e quando este começar a secar, troco.

Boa semana :)

domingo, 9 de dezembro de 2012

Convite irrecusável

Recebi um convite ao qual vou aderir com muito gosto, pois se há coisa que gosto, é de fazer crianças felizes. O problema, é que não tenho jeito nenhum para a costura, mas, alguma coisa se há-de arranjar. O importante é participar e poder contribuir para uma causa tão nobre como esta, que partiu de uma pessoa tão nobre como a Dadinha, uma pessoa linda que abdicou da sua carreira profissional para cuidar e educar o filho Manuel (algo que eu gostaria de ter condições para fazer também).
A propósito desta iniciativa, lembrei-me duma história. Há uns anos, participei numa acção de formação intitulada: "Quem lê um conto, acrescenta um ponto", orientada pelo Formador Jorge Alonso. Pediram-nos que levássemos um livro e um objecto que fosse especial para nós, eu não precisei de pensar muito e levei este. O objectivo era a partir do dito objecto, contarmos a história dele. Uma das participantes,  levou um boneco. A história que contou, remonta ao seu passado, numa altura em que a sua filha (na altura com apenas dois anos) esteve internada, durante muito tempo (não me recordo quanto tempo, nem qual o problema de saúde da criança). Ela disse que um dia, esteve ausente do quarto com a filha durante uns minutos, e, quando regressou tinha o dito boneco em cima da cama dela. Soube que passaram por lá uns palhaços e deixaram um boneco para cada criança. Apesar de não os ter visto, guardou o boneco como uma recordação positiva do internamento da filha.
Se pensam que não faz nenhuma diferença, enganem-se! Faz muita diferença, sim!

Peço-vos que participem, se não puderem, por favor divulguem esta iniciativa. Muito obrigada a todos :)

Nota: Post agendado

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Já posso respirar de alívio

Ontem disse, que estava nervosa, devido ao exame que a Sara ia fazer. Primeiro porque receava que o resultado fosse positivo, em segundo lugar, porque ela tem medo de certas coisas, por exemplo o esquentador a ligar (felizmente já passou) ou o extractor da casa de banho (às vezes). Eu andava com receio, que ao colocarem o aparelho no peito, ela entrasse em pânico. Mas, não foi o caso, porém, ficou nervosa, agarrou a minha mão com muita força e queria levantar-se da maca, mas lá acalmou e correu tudo bem, principalmente o resultado :)
Afinal, a minha princesinha, não tem nenhum sopro no coração. No fim do ecocardiograma, a médica escutou-a e não ouviu rigorosamente nada. Fiquei super feliz, com esta prenda de Natal antecipada.

Recebi um convite irrecusável. Podem ver aqui. Também aceitam?

Bom fim-de-semana :)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Decoração de Natal para quarto de criança

É a primeira vez que temos um presépio cá em casa. A ideia, mais simples não podia ser. Pensei nela no ano passado, mas o Diogo não quis fazer e eu, achava que só fazia sentido se ele fizesse, ou pelo menos, colaborasse. Como se recusou, acabamos por não o fazer. Este ano, nem foi preciso insistir,  foi à primeira e até o pai ajudou. O resultado, foi este.
É a primeira vez que decoro o quarto dos filhotes com motivos de Natal. Eles adoraram a ideia, agora querem uma árvore de Natal (mas quero usar materiais reciclados)
Vou ver se me aventuro a fazer plasticina caseira, tal como a Anabela, para fazer as restantes figuras do presépio. De qualquer maneira, a plasticina não vai chegar para o Gaspar (não me quero lembrar de coisas tristes).

Post agendado. Amanhã, ou melhor, hoje, vou com a Sarinha fazer um exame. Estou um bocadito nervosa e ansiosa pelo resultado, mas estou confiante que vai correr tudo bem e que se trata apenas de um falso alarme.

Até amanhã!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fiz asneira, snif :'(

Já temos a decoração de Natal cá em casa desde o dia 24 (uma vez que a festa de aniversário da Sara foi no dia 25), porém ainda não está pronta, faltam alguns detalhes. Para a semana mostro. 
Pela primeira vez, coloquei uma vela, que vêem na imagem, em cima da lareira a decorar. Acontece que, este sábado acendemos a lareira pela primeira vez e eu fui logo retirá-la, por razões óbvias.
No domingo, de manhã, coloquei-a novamente no sítio. À noite, voltámos a acender a lareira.

Ontem o Diogo veio ter comigo e disse: - "A Sara partiu a vela!" Eu fui ver e, ao pegar nela, a dita estava colada à pedra. Percebi logo que me tinha esquecido de a retirar antes de acender a lareira, no domingo à noite.
O resultado foi este, uma mancha escura e dourada. O dourado, consegui remover, mas, a mancha, não. Depois reparei, que com a parte que a Sara arrancou da vela, fez desenhos na parede em dourado.

Ontem fartei-me de pesquisar como remover gordura e cera de granito e parede e não encontrei nada. Se alguém conhecer algum produto ou método (não corrosivo) fico muito grata pela vossa ajuda. Por enquanto, consigo esconder a mancha, depois do Natal, não.

O meu marido, ainda sugeriu (e vou ver se resulta da próxima vês que acender a lareira), colocar pó talco em cima, uma vez que, absorve a gordura (podem experimentar na roupa, antes de a lavar).

Agradeço desde já a vossa ajuda :)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bolo de chocolate Kit Kat

Receita passo a passo

Vi este bolo, no blog da Fernanda e não descansei enquanto não o fiz. Porém, tive de esperar pelo aniversário do Diogo. Depois veio o dilema, faço para a festa em casa, ou para levar para a escola? 

Queria tanto fazer uma surpresa ao Diogo, mas acabei por estragá-la, pois tive de lhe pedir uma opinião. Ele foi muito prático: "Olha, fazes um para levar para a escola e outro para a festa cá em casa!" Realmente, eu só complico.

Fiz a receita do nosso bolo de chocolate preferido, que descobri num comentário da leitora Carla Silva, neste post da Luarte.
Já tinha prometido partilhar a receita do bolo de chocolate, mas, devido à falta de tempo na altura, nunca mais me lembrei.

Ingredientes:
5 ovos
2 canecas de açúcar*
2 canecas de farinha (usei com fermento)
1 caneca de chocolate em pó 
1 caneca de leite quente 
1 caneca (mal cheia) de óleo 

Para a cobertura:

Uma lata de leite condensado
Meia barra de chocolate de culinária
10 chocolates Kit Kat
Pintarolas

Preparação: 
Numa batedeira, juntam-se os ovos com o açúcar e bate-se até ficar homogéneo. De seguida juntam-se os restantes ingredientes e bate-se com a batedeira, até obter um creme homogéneo.

Unte a forma** com margarina e espalhe farinha por cima (esta dica faz toda a diferença, pois evita que o bolo fique colado à forma)
Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºc, cerca de 50 minutos.

Cobertura:
Separe os chocolates (eu parti com a mão) e reserve.
Leve ao lume (brando) uma lata de leite condensado com meia barra de chocolate de culinária partido em pedaços, mexendo com muita frequência, até ficar homogéneo. Verta rapidamente o chocolate por cima do bolo e espalhe com ajuda de uma espátula. 
De seguida, cole de imediato as barrinhas de chocolate na vertical e prenda com uma fita. Por cima decore com pintarolas. 
O quarto bolo Kit Kat que fiz, para a Sara, decorei com corações de açúcar.
*A caneca que usei tem capacidade para 300 ml.
**Usei uma forma com 23 cm de diâmetro e 8 cm de altura.

Para o bolo de chocolate ficar maior, enchi a caneca na totalidade, de farinha, chocolate e leite. 
Quanto ao óleo, foi pouco mais que meia caneca e o açúcar, deixei uma margem de cerca de um centímetro.

Bom apetite!

A minha página de fotografia no Facebook.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Para mais tarde recordar # 6

A Sara é o meu despertador ao fim-de-semana. E, se há uns tempos quase que me dava um ataque de riso quando ela me acordava, ontem não foi bem assim. 

O normal é: chega ao meu quarto, abre a persiana, diz um bom dia alegre, alto e bom som. Depois vem ao meu lado da cama e diz novamente: "Bom dia, mamã!" 

Descobre-me e diz: "Põe em pé, mamã." Começa a puxar os meus pés para fora da cama. Depois vai ao roupeiro ou gaveta, tira uma camisola e diz: 
"Olha que linda camisola... veste, mamã! Põe em pé que a Sala quele comêle!" (A Sara quer comer)


Ontem, foi bem diferente. Só me lembro disto: 
"Bom dia, mamã! A Sala fês-se cocó!" (Sara fez cocó). E pousa a fralda, totalmente aberta cheia de cocó mesmo à frente da minha cara. 

Nunca me lembro de ter saltado tão rápido para fora da cama. Foi um acordar inesquecível. Tinha de registar este episódio! Fica para a história das peripécias desta criança. Podem ver mais pérolas dos meus reguilas, aqui.

Boa semana  :)

sábado, 1 de dezembro de 2012

E que tal um Pavão para a sobremesa?

Mais uma sobremesa que as crianças (e os adultos) adoraram. Vi no Facebook. A imagem que me inspirou, tinha mirtilos em vez de romã, estava bem mais giro e perfeitinho. Mas como se costuma de dizer: "Quem não tem cão, caça com gato!"

Mais sobremesas giras, aqui.

Bom fim-de-semana :)

Nota: Post agendado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...