terça-feira, 30 de julho de 2013

10 on 10 | Julho 2013

Se há coisa que não gosto, é de recordar dias menos bons. Hoje, foi dia de actualizar o desafio 10 on 10 e não sabia ao certo se tinha tirado fotografias no dia 10 de Julho. Procurei e encontrei as fotografias num cartão. As únicas fotografias que tinha, foram todas tiradas no mesmo local num curto período de tempo, num dia que eu gostava de apagar da minha memória. Até as crianças estavam tristes neste dia. Infelizmente, elas sentem, por muito que tentemos disfarçar, elas percebem que algo não está bem. 
Quando estou em baixo a melhor terapia é fotografar e ouvir música. Foi o que fiz, saí, para eles brincarem ao ar livre e se distraírem. E enquanto os observava ia registando os momentos sem que eles se apercebessem e sem me lembrar que era dia 10.
Ainda hesitei se colocaria aqui este dia do desafio. Mas faz parte, a vida nem sempre nos sorri. E sem mais comentários seguem as fotografias, o objectivo deste desafio.
© A mamã é só minha© A mamã é só minha© A mamã é só minha© A mamã é só minha
© A mamã é só minha
© A mamã é só minha
© A mamã é só minha
© A mamã é só minha
© A mamã é só minha
© A mamã é só minha

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Estreia absoluta na blogosfera

É verdade! Devo ser uma espécie de ave rara, porque nunca mostrei aqui os meus pezinhos (devo ser a única). Mas já que estão vestidos a rigor, achei que era a altura ideal para os apresentar :D

Ah, não se ponham a contar os pelinhos, ok? Ninguém escolhe o dia para dar cabo do seu próprio pé :D 
Ah (nº2), também dá para perceber que ainda não pisaram a areia da praia.

Este ano está a correr muito bem, primeiro foi a Sara, depois o Diogo, a seguir o Miguel (mas não precisou de ligar o pé) e para terminar em beleza, moi-même!

Boa semana!


Nota: Post muito parvo, agendado enquanto o maridinho arrumava a cozinha e o meu rico pezinho desfrutava do merecido descanso :D

P.S.
Afinal, já os tinha mostrado aqui (noutro contexto).

domingo, 28 de julho de 2013

30/52 Weeks

A mamã é só minha
"A portrait of my children, once a week, every week, in 2013."
A Sara a fazer "imagens" (leia-se massagens :D) à Dora.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bolo de limão na Máquina de fazer pão

Quem tem máquina de fazer pão (MFP), sabe bem que este aparelho não se destina apenas a confeccionar pão. Faz bolos, brioche, pão de leite, compotas e uma enorme variedade de pão. 
A mamã é só minha
Quanto ao bolo de limão, é extremamente simples, fácil e rápido! E o melhor, é que não é necessário untar a forma. Quando acaba de cozer, pode ficar na MFP e não queima. Ainda assim, prefiro (de longe) os bolos tradicionais. 
Porém, serve perfeitamente para alturas em que se tem pouco tempo e temos de sair de casa. Quando regressamos temos um lanche pronto e quentinho à nossa espera! 
Passemos então à receita*.

Ingredientes:

5 ovos
300 g de açúcar
180 g de manteiga amolecida (usei becel cozinha)
450 g de farinha (T45)
3,5 (colher de café) de fermento químico
Uma pitada de sal
1 limão (sumo + raspa)

Preparação:

Bata os ovos, o açúcar e o sal durante 5 minutos. Deite o preparado na cuba da (MFP).
Junte ao preparado a manteiga amolecida, a farinha, o fermento, o sumo e a casca de limão (evite colocar o sumo de limão por cima do fermento). Coloque a cuba no aparelho e seleccione: programa de bolos (na minha é o 14); 1kg; e a tostagem pretendida (uso sempre média).

Quando terminar o programa desligue o aparelho e retire a cuba, deixe arrefecer um pouco antes de desenformar o bolo (a primeira vez que o fiz, no ano passado, caiu metade ao chão).

Bom apetite!

*Retirada do livro de receitas da minha MFP, Home bread baguette Moulinex

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Frango à piri-piri

Adoro este prato que vou partilhar hoje. É muito simples, muito fácil, muito rápido e muito, mas mesmo muito saboroso. É precisamente o meu prato favorito de frango. 
Na foto ainda não tem vinho nem piri-piri

Ingredientes:

Frango aos bocados (usei apenas peito)
5-6 dentes de alho
azeite*
vinho branco
sal q.b.
piri-piri (não uso por causa dos filhotes e fica bom na mesma)

Preparação:

Corte o frango em pedaços. Descasque os alhos e pique ou corte às rodelas (como preferir).
Cubra o fundo de uma panela larga com azeite, coloque o frango aos pedaços na panela regue com azeite, tempere com sal, alho e piri-piri. 
Junte o vinho, quase a cobrir a carne e deixe cozinhar em lume brando, mexendo com frequência. É muito rápido mais ou menos 30 m.
Na foto podem ver que acompanhei com arroz de favas (adoro e tenho muitas nesta altura). Geralmente acompanho com arroz de ervilhas e salada, também fica muito bom com batata frita.

Bom apetite!

*A minha mãe usava vaqueiro em vez de azeite e fica mais saboroso. Porém, eu prefiro o azeite por ser mais saudável.

terça-feira, 23 de julho de 2013

29/52 Weeks

Nunca habituei os meus filhos a sair de casa com brinquedos ou qualquer outro objecto (excepto para a praia), acabaria por se sujar, estragar ou perder. 
No entanto, o principal objectivo desta minha atitude, é para que eles se sintam livres para explorar o mundo à sua volta e convivam com as pessoas, não tendo onde se "agarrar" para se isolarem.
So far, so good, resulta na perfeição! Nas nossas caminhadas eles param dezenas de vezes e mexem em tudo! Desde, pedras, paus, terra, bichinhos... chegam a casa com as mãos num estado lastimável, mas, felizes e certamente com mais noção que há um mundo para descobrir, o que lhes aguça ainda mais a curiosidade e a vontade de explorar.

"A portrait of my children, once a week, every week, in 2013."

segunda-feira, 15 de julho de 2013

segunda-feira, 1 de julho de 2013

26/52 Weeks

"A portrait of my children, once a week, every week, in 2013."
Metade do desafio feito (estou muito feliz e surpreendida por estar a conseguir)! Já só faltam 26 semanas, para terminar. ;) 

Esta semana, uma estreia para cada um. A Sara, desfilou pela primeira vez na sua curta existência. Ia um bocadinho séria, parecia até tristinha, talvez devido ao calor, não sei. Mas o que é certo,  é que cada vez que chamávamos por ela ou acenávamos, ela dava o ar da sua graça.
O Diogo (aquela coisinha que se vê pendurada num cabo, na foto do canto inferior esquerdo) fez Slide pela primeira vez. No ano passado, hesitou muito e nós não insistimos. Este ano, não foi preciso insistir, ele próprio pediu. Adorou a experiência, mas no fim, até tremia.
Os pais perderam completamente o juízo, foram com as crianças para o parque à noite, e por lá ficaram até bem tarde. Foi o delírio para eles e muito relaxante para nós. O clima estava perfeito e ouvia-se um silêncio invulgar (num parque). Espero que o S. Pedro nos deixe repetir a experiência.

P.S.
As fotos captadas à noite não estão muito bem, não usei flash nem tripé, sorry.
Boa semana!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...