Fotografia

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dica de poupança

Para limpeza da máquina de lavar loiça e roupa

Cada vez uso mais vinagre cá em casa, podem ver aqui e aqui, algumas das utilizações possíveis.
Recentemente fiz uma experiência, que já tinha pensado há muito, pois se estou fartinha de saber que o vinagre limpa, desengordura, desinfecta e dá brilho ao inox, para quê comprar um produto específico para lavar a máquina da loiça? 
De dois em dois meses, tal como aconselha o fabricante, lavo a minha máquina e, para o efeito, usava um produto que custa quase 5€, um desperdício de dinheiro. Há duas semanas, lavei-a, mas no lugar do dito produto, coloquei, no cesto dos talheres na gaveta de baixo, este copinho cheio de vinagre.
Quando abri a máquina, o brilho saltava à vista, cheirava a limpo, mas, o copo estava cheio (foto em cima) e parecia vinagre. Fiquei baralhada.
Quando peguei nele, apercebi-me que se tratava de gordura, é verdade, no fundo tinha gordura e em cima água (foto em baixo).
Fiquei deslumbrada com o resultado e feliz com a poupança (economia e ambiente).

Depois disso, fiz o mesmo tratamento na máquina de lavar roupa, que deve ser lavada, pelo menos 2 ou 3 vezes por ano. Coloquei no tambor um copo (de detergente liquido) cheio de vinagre, coloquei também um pouco de vinagre na borracha (na abertura) que reveste o encaixe da porta e lavei-a num programa rápido a 60º.

Dei a sugestão à minha tia e cunhada. A minha cunhada ficou entusiasmada com a ideia, para a máquina de lavar roupa, que, segundo me disse, ultimamente a roupa saía com manchas da máquina. Depois de a lavar, as manchas deixaram de aparecer na roupa (a máquina dela tem poucos anos, mas nunca a tinha lavado).

NOTA: Ambas as fotografias, foram tiradas ao copo, depois de  sair da máquina. Na primeira foto, parece que se trata de vinagre, mas não, é gordura e água, mas, visto de cima, fica assim. 
Na segunda foto, já dá para perceber que a gordura ficou em baixo, no entanto, não parece, mas está cheio com água. 
Façam a experiência e comprovem!
Quando voltar a lavar a máquina, vou tirar uma fotografia antes e depois e edito o post.

Bom fim-de-semana :)

36 comentários:

  1. Obrigada por esta dica, eu vou mesmo experimentar!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha, assim vale a pena! Mas acho que no meu cesto não me cabe um copinho deste tamanho... :( tenho que encontrar um copo que caiba!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Nessie
    Podes sempre utilizar um frasco estreito. Este copo é de iogurte e ficou um pouco torto, mas aguentou-se bem.
    Também podes colocar uma taça larga, de vidro ou loiça, deve é ser pesada para não virar, em cima do cesto de baixo(estive para fazer assim, mas entretanto lembrei-me deste copo. Já fui medir e coloquei 150 ml de vinagre. Experimenta!

    Beijinhos e bom fim de semana às duas :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,
    Fiquei entusiasmada com a ideia, estou na minha casa à 1 ano e nunca limpei a máquina da loiça assim, sendo o seu uso quase só 1 vez por semana. Só tenho uma curiosidade... o cheiro que fica na máquina é intenso a vinagre? É que não suporto o cheiro chegando a ficar mal disposta.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. esta dica é fantástica! é uma grande poupança, os produtos `q venda para o efeito são tão caros! Obrigado pela partilha, vou experimentar! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela dica. Parece que o vinagre é fenomenal para tudo, mas não interessa muito divulgar não é? a quantidade de dinheiro que não ia entrar nos bolsos de muita gente se isto se soubesse. Eu também uso o vinagre para cada vez mais coisas e poupo muitos €.

    ResponderEliminar
  7. Olha que óptima ideia! Vou experimentar. Obrigada e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. desGovernanta
    Não cheira nada a vinagre e eu sou bastante sensível aos cheiros. Por outro lado também estou bastante habituada ao cheiro, no entanto dissipa-se muito rápido. Podes optar por lavara máquina à noite e, antes de saíres de casa, abres um pouco a porta da máquina, quando chegares já não sentes nada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Ana, se não for demais tinha mais uma dúvida... metes o vinagre no copinho e fazes algum programa especial? Tenho um que só deita água será esse? Como disse nunca fiz essa lavagem:( Vou experimentar isso um dia destes.

    ResponderEliminar
  10. Eu tambem sou uma grande adepta do vinagre...uso para tudo, desde limpar janelas, tirar calcario nas casas de banho, cafeteira de ferver agua, e na maquina de lavar, podemos sempre meter um bocadinho de vinagre em cada lavagem, para alem de ser um optimo amaciador, nao deixa odor na roupa, e deixa a roupa mais limpa...

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pela dica!!! Eu vou experimentar ;)

    ResponderEliminar
  12. Primeiro Parabéns vejo que a inpiraçao já voltou.
    Ana ,tenho maquina de lavar loiça á 2 anos e ainda não a limpei?(Nao sei como?mania das limpezas)
    Mas claro que vou exprimentar e depois digo alguma coisa
    xoxo
    Lulu

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela dica! Vou seguir já hoje!

    ResponderEliminar
  14. Mais uma que tenho que experimentar!!!

    ResponderEliminar
  15. desGovernanta
    Vê as instruções da máquina, tens um programa específico para o efeito. Na minha, da Fagor é o Aqualisis.
    Caso não tenha (dúvido) usa um programa curto, mas com uma temperatura elevada (50º-60º,chega), pelo menos faço assim na máquina de lavar roupa, que não tem nenhum programa de auto-lavagem. Qualquer dúvida, dispõe.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Kristianna
    Também uso nos vidros, e já tinha pensado na cafeteira, mas já que falaste, vou experimentar, tal como na máquina como amaciador, já tinha lido sobre isso e fiquei sempre a pensar no cheiro, mas vou confiar em ti e tb vou experimentar. Quanto ao calcário, já experimentei uma mistura de vinagre quente com sal e não resultou, como é que fazes?
    Beijinho. Obrigada :)

    Lulu
    Muito obrigada :)
    Não me sinto muito inspirada, mas tenho que começar por algum lado, quando vi as fotos, no PC, lembrei-me de partilhar esta dica (apesar de ter estado ausente, fui fotografando coisitas para partilhar).

    Meninas, força, experimentem e mandem feedback!
    A minha máquina tinha muita gordura, uma vez que é usada em média 5-7 vezes por semana, além disso, não passo a loiça por água, apenas e se necessário, as panelas ou algo que tenha demasiada gordura.

    Obrigada a todas, beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  17. Agradeço desde já por esta dica, não tenho máquina de lavar loiça mas a minha máquina de lavar roupa apesar de só ter 2 anos de existência já começa a lavar mal.
    Vou experimentar amanhã colocar lá o vinagre. Segundo li 150 ml chega? E pode ser um vinagre qualquer?

    Obrigada e beijinhos *

    ResponderEliminar
  18. Olá Mafalda
    Na máquina de roupa, não sei ao certo, mas à volta de 200 ml.
    Da próxima vez que o fizer, coloco metade no tambor e outra metade na gaveta para uma limpeza mais completa. Ainda bem que falas em marcas, tenho usado sempre o vinagre branco (normal) da marca Pingo doce. Da última vez e, por nenhuma razão especial, comprei no Lidl (Winarom) e não me convenceu muito, porque noto uma enorme diferença ao lavar o fogão. A minha placa embora tenha bicos (gás), é de vidro e limpo sempre com vinagre puro, borrifo e deixo actuar cerca de dez minutos e fica sempre impecável. Com o vinagre do Lidl, parece que estou a lavar com água, tenho que repetir e passar o pano mais vezes por água. Assim que acabar, volto a usar do P.D., é muito mais eficaz.
    Obrigada pela visita :)

    Beijinho e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  19. Obrigada, amanhã já vou comprar que aqui só uso o de maçã para temperar as saladas. Desconhecia tal aplicação do vinagre.
    Deixei-lhe um selo no meu blog, não é necessário que o comente, gostei muito do seu. Muito útil, simples e simpático.

    *

    ResponderEliminar
  20. Oh Ana, não paras de surpreender com estas ideias fantásticas! tenho mesmo que experimentar! beijinho

    ResponderEliminar
  21. Estou com muuuuito sono mas antes de sair do pc vim aqui deixar-te um grande beijinho e desejar-te uma óptima semana!!!

    Sonhos cor de rosa para ti e para a tua linda família. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  22. Fiquei muito curiosa, tenho mesmo de experimentar.

    Obrigada pela partilha.

    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Cheguei aqui pelo vinagre :)
    Uso e abuso no fogão, já desde casa da minha mãe que os bicos são sempre limpos uma vez por semana com aquela "marinada" de vinagre com sal grosso (eu é que tenho a mania antiga de lhe chamar marinada, quer dizer que se os bicos estão a marinar não se cozinha).
    Uso também para limpar a parte de dentro do microondas e os vidros, se bem que como tenho um ferro a vapor um dos acessórios limpa-me bem os ditos e é só preciso passar com um pano.
    Em relação ao calcário já experimentou aquecer um pouco o vinagre? Vi a dica num site americano e resulta. Eu tenho uns azulejos velhos cujas juntas são um terror, e o que faço é aquecer um pouco (30s no microondas) o vinagre + sal e depois borrifar e limpo logo. Nunca tive problemas, mas como disse os meus azulejos são velhos. Se sobrar a mistura, guardo e não torno a aquecer.
    Vou experimentar nas duas máquinas. Pelo que percebi é 150ml na de loiça num frasco e um programa com uma temperatura maior, a minha não tem auto-limpeza. Na de roupa 200ml na no compartimento do detergente? E em que programa? Peço desculpa por ser chata :)

    ResponderEliminar
  24. Nany
    A resposta à tua pergunta, está no post. Na máquina da roupa, uso um programa curto e com alta temperatura, sem centrifugação ou pré-lavagem, no mínimo a 60º.
    Até agora, coloquei sempre na gaveta, mas, desde que vi a publicidade do Ariel em cápsulas, onde afirmam que o detergente liquido se perde, quando colocado na gaveta, vou começar a colocar metade na gaveta e metade no tambor, assim penso que a limpeza será mais completa.
    Há uns anos vi essa dica do sal e vinagre quente na revista CasaDez, experimentei no lavatório e na sanita, mas as manchas e não sairam, entretanto, desisti.
    Obrigada pela visita :) Qualquer dúvida, dispõe.

    ResponderEliminar
  25. Olá Ana!

    Esta ideia é brutal, vou testar!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Olá, Ana!
    Tivestes realmente uma boa ideia! Nunca tinha pensado em tal. Vou experimentar. Obrigada pela sugestão ;).
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Sempre a aprender!
    Obrigado por partilhares esta dica!
    Dá mesmo jeito!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  28. Olha que ideia maravilhosa. Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  29. Te vi no mosaico da Re e vim conhecer seu cantinho!
    Adorei a dica!
    Bjoks

    ResponderEliminar
  30. Te vi lá no mosaico da Re Batista e vim te visitar, amei seu blog, bjs e quando puder me visita!
    http://cantinhodasli.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  31. Desde que a miúda nasceu, por ser desaconselhado usar amaciador na roupa, tenho usado vinagre na máquina de lavar roupa na gaveta do amaciador. Poupo em anticalcário e em amaciador para a roupa.

    ResponderEliminar
  32. Eu por acaso tenho as pastilhas para limpar a maquina. Como ainda é nova, comprei tudo XPTO, mas hei de experimentar. Outra dica: o vinagre pode substituir o ABRILHANTADOR! e assim se poupam mais uns €. A da roupa tambem tenho de fazer limpeza, mas é porque tem um cheiro estranho!
    já agora, cardapiodesabores.blogspot.com :)

    ResponderEliminar
  33. Eu uso pastilhas 4 em 1, já ouvi dizer que usar em separado é melhor, mas até agora (3anos), nunca tive problemas e a loiça fica bem liimpa.

    Já ouvi dizer que a lixívia é uma boa alternativa para o produto de limpeza de ambas as máquinas (roupa e loiça) mas eu prefiro o vinagre por ser mais barato, ecológico e porque resulta perfeitamente!

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!