A Gaspas, do Blog ACUADOIRO, lançou um desafio aos seus leitores. Consiste em publicar fotos da remodelação que nos deixou mais satisfeitas. E eu, como gosto de desafios, decidi participar.
Apesar de ter remodelado o meu quarto e a minha casa de banho, foi esta última que me deu mais prazer.
Sinceramente, tenho uma certa vergonha de mostrar as fotos do "antes" e passo a explicar porquê.
Comprei o meu apartamento com apenas três anos de uso. No entanto, quando nos entregaram a chave, num domingo à noite, os ex-proprietários disseram-nos para comprarmos um lavatório para a casa-de-banho da suite e para apresentarmos factura posteriormente. Eu e o meu marido ficámos sem palavras, pois nada disto tinha sido previamente acordado.
Entretanto, com a chave na mão, lá fomos ver o nosso novo lar. Quando lá chegámos, ficámos em choque. Sabíamos apenas que os vendedores iam levar a placa e o forno (tentaram vender-nos à parte, mas, preferi comprar novo). O que não sabíamos, é que iam levar os espelhos das casas de banho, a cabine de duche e o móvel da suite. Felizmente, as paredes ficaram.
Quando entrei na casa de banho do meu quarto, deu-me vontade de chorar, só me lembro de ter dito para o meu marido: - "Não foi isto que comprámos."
Para além de não ter o espelho, o móvel e a cabine de duche, a parede estava toda esburacada na zona da cabine e do espelho. Uma enorme mancha de humidade, que não se via anteriormente com o móvel de lavatório instalado, revelou-se no chão, e o tecto estava cheio de caruncho, bem como as juntas. Eu sabia que o construtor ia pintar o apartamento todo, mas a humidade não se resolve com a pintura.
O apartamento foi todo pintado. O caruncho voltou, chegava todos os anos com o Inverno, e com ele partia. Bendita lixívia.
Entretanto, o meu marido descobriu a fuga que deu origem à mancha no chão.
Quanto ao problema de humidade que também se verificava no tecto do meu quarto e em duas paredes, só ficou definitivamente resolvido há quatro anos, depois de um processo em tribunal, que resultou na substituição da tela do terraço.
Mas, a casa de banho, continuava a causar-me arrepios sempre que lá entrava. De certeza que concordam comigo.
Para além do caruncho, o tecto era areado e ainda tinha uma viga ao centro.
Reparem na grelha.
Como vêem, estava em muito mau estado. Muitos dos buracos estavam tapados pela cortina e pelo espelho. A mancha junto ao lavatório não dá para ver muito bem.
Esteve assim alguns anos, porque não havia consenso. O meu marido queria colocar uma cabine, para remediar, mas eu sempre quis uma cabine de canto arredondada. Se era para mudar, mudava-se tudo!
Finalmente, decidimos fazer uma remodelação total, no meu quarto e na minha casa-de-banho.
Optei pelo bege para a casa de banho, para não haver grande contraste do quarto para a casa-de-banho. Mas, quando finalmente encontrei a tonalidade do bege que idealizei, que se encontrava exposta num painel, tinha também um castanho chocolate separado por uma faixa que me agradou muito. Nada disto estava nos meus planos, mas, adorei o resultado. Entretanto, o vendedor disse que o azulejo tinha 40cm, a primeira coisa que me ocorreu foi a medida da base, que tinha 80cm = 2X40cm, então decidi logo que compraria o castanho chocolate para a zona do duche, e que este ficaria separado pelas faixas. O resultado foi este! :)
Os azulejos e os mosaicos, foram aplicados por cima dos já existentes.
|
Repararam na grelha? Pois é, foi substituída por um extractor. |
Para além do aspecto que a casa de banho tinha, havia outros factores que me levaram a fazer a remodelação. Por exemplo:
A viga no tecto e o facto de não ter iluminação no mesmo, pois esta encontrava-se na parede: eu queria um candeeiro no tecto, e a situação resolveu-se com o tecto falso;
Não tinha extractor: para aplicar um, seria necessário partir a parede;
Não tinha móvel de lavatório: para aplicar um, teria que substituir primeiro o chão;
Não existia uma única tomada de electricidade, tinha que secar o cabelo no quarto e a tomada do desumidificador tinha que ficar ligada também no quarto: precisava de duas tomadas para os respectivos aparelhos.
Posto isto a melhor solução seria mesmo uma remodelação total, para resolver todos os problemas de uma vez. Eis o resultado final ! :)
|
Do lado esquerdo do espelho, pode ver-se a tomada para o secador de cabelo. |
Faltam apenas três coisas, que ainda não encontrei ao meu gosto, para completar a decoração da casa-de-banho: um doseador de sabonete, um arranjo igual a este, e um tapete redondo castanho.
O mais difícil foi sem dúvida a escolha do móvel. O meu marido queria wenguê, e eu não, pois gosto de cores suaves. Depois de tanto procurar, acabei por escolher o wenguê, e adorei o resultado.
Pensavam que me tinha esquecido do tecto? Claro que não, aqui está!
Bem, agora só falta, colocar tecto falso na sala, na cozinha, no corredor, no quarto e WC das crianças;
Substituir o chão da casa toda, incluindo rodapés e molduras das portas e janelas, excepto da suite, que já está;
Substituir as três persianas de plástico, cada vez que as abro/fecho, parece que está a trovejar, da parte de trás do prédio, por persianas de alumínio, que têm a vantagem de ser mais leves, silenciosas, isolam o som e a temperatura (as da frente já foram mudadas);
Remodelar totalmente o WC das crianças, está em bom estado, mas não gosto do chão branco, nem do tecto em areado, e quero torneiras mono comando;
Colocar móveis até ao tecto, projectados por mim, na lavandaria;
E a cozinha, ai a cozinha... Também mudava tudo! Mas podia manter os azulejos, não desgosto.
Ou então, a melhor opção seria construir uma casa de raiz :)) Até dava jeito, pois preciso de mais um quarto e um jardim.
Desculpem! Estava a sonhar... Mas já acordei!
Quanto ao arranjo que referi, já está feito, podem vê-lo aqui.
A minha página de fotografia no Facebook.