sábado, 31 de março de 2012

Hoje é dia de...

Imagem: daqui

O Quê: Hora do Planeta 2012
Quando: Sábado, 31 de Março – 20h30 (hora local)
Onde: Em todo o mundo
Porquê: Para celebrares o teu compromisso com o planeta com as pessoas de todo o mundo
Como: Desligando as tuas luzes, registando o teu apoio e obtendo mais detalhes em www.wwf.pt ou www.earthhour.org.
Fonte/texto: daqui

Aqui está uma boa desculpa para jantar à luz das velas. Participem! O planeta agradece.

Bom fim-de-semana :)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dez Mandamentos

Que ensinam: Como fazer delinquentes


1. Comece desde a Infância a dar ao seu filho tudo o que ele pedir. Assim, crescerá convencido de que o mundo inteiro lhe pertence.

2. Quando o seu filho disser palavrões, ria-se. Isto levá-lo-á a pensar que é engraçado e encorajá-lo-á a dizer outros ainda mais engraçados.

3. Não lhe dê nenhuma educação espiritual. Isso podia coartá-lo. 

4. Nunca o repreenda pelo que faz de mal. Isso pode criar nele complexos de culpa. E, quando mais tarde o prenderem por algum delito, consolar-se-á a pensar que a sociedade está contra ele e que é vítima de uma perseguição. 

5. Recolha tudo o que ele deixar pelo chão: livros, sapatos, jogos, roupa... apanhe tudo, poupe-lhe esse esforço. Assim, ele acreditará que todos estão ao seu serviço.

6. Deixe-o ler tudo quanto lhe caia nas mãos e deixe que ele veja todos os filmes possíveis, televisão, Internet...

7. Discuta com o seu cônjuge na presença do seu filho. Assim, não ficará surpreendido, nem lhe vai doer demasiado, no dia em que a família ficar desfeita para sempre. 

8. Dê-lhe todo o dinheiro que ele queira gastar (ou que lhe possa dar) não vá ele suspeitar que é preciso trabalhar para ganhá-lo. Porquê deixar que ele, coitadinho, passe por sacrifícios?

9. Satisfaça sempre todos os seus desejos, apetites e prazeres. A mortificação, e a austeridade farão dele um frustrado. 

10. Ponha-se sempre do lado dele, em qualquer conflito que tenha com familiares, vizinhos, professores. Pense sempre que todos eles não só têm preconceitos contra o seu filho, como também o tomaram de ponta. 

MO in Notícias de Avanca


Imagem: daqui.

Na minha paróquia, distribuem folhetos à saída da missa, com o objectivo de reflectir na mensagem que nos foi transmitida no decurso da Eucaristia (bem como a agenda da paróquia e outras informações). Este fim-de-semana, na página da "formação", vinha este texto, com o qual concordo integralmente (até conheço alguns casos que o comprovam) e, não pude deixar de o partilhar, dado que, cada vez mais, é esta a atitude que muitos pais, têm para com os filhos e, em muitos dos casos, pensam que estão certos. Por vezes, é preciso sermos pais "maus" (por muito que nos custe), para sermos bons pais. 

Happy, happy, happy

Hoje estou super feliz! Na semana passada, soube que a minha amiga C., está grávida... de gémeos. Já tentava há algum tempo e, finalmente conseguiu, Yupi!!! 
Hoje tive outra notícia igualmente boa, uma das minhas melhores amigas, a S., tentava engravidar há muito tempo e finalmente conseguiu. 
Ambas vão ser mães pela primeira vez, mas, infelizmente, não vou poder estar por perto para acompanhar, nem a gravidez, nem os bebés a crescer :( A C. vive a 250km de mim. A S. a 80 km, mas, o marido foi promovido e provavelmente vão viver para a Espanha. De qualquer forma estou muito feliz por ambas, até me sinto grávida :) 

Desejo toda a felicidade para elas, ambas merecem, são mulheres lindas, inteligentes de bom coração e com muita garra. Tenho a certeza que vão ser boas mães e, os pais também, são dois casais que se amam muito e desejaram muito os filhos que esperam. Estou mesmo feliz :))

Por outro lado, queria tanto abraçá-las e não posso...

sexta-feira, 23 de março de 2012

"Shupirraw ait ong". Conhecem?

É a musica favorita do meu filho. Antes, era estaDemorei algum tempo a perceber que música é que ele queria ouvir,  pois, quando chegava ao pé de mim, pedia para ouvir a música do "shupirraw" para dançar. E eu não percebia, obviamente.
Na verdade, chama-se: "You shook me all night long", é dos AC/DC. O rapaz ouve esta música vezes sem conta e, até arranjou uma coreografia fora do vulgar. É uma delícia vê-lo dançar, dado que, até há uns três meses atrás, não ligava muito à dança. De repente surpreendeu-nos, com o gosto (e jeito) pela dança, parece que o faz desde sempre. 


Conclusão, não devia ter tirado o meu filho do Inglês!

Bom fim-de-semana :)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia da Árvore | Floresta

"Para dar ordens à Natureza é preciso saber obedecer-lhe." Francis Bacon 
"A Natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." Goethe 
"A Natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." Saint-Pierre 
"A Natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da Terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, excepto o Homem."  Monteiro Lobato
"Não acuse a Natureza, ela faz a parte que lhe cabia. Agora, faça a sua." 
John Milton 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Porque mereces

Para mim, a palavra pai, não teve qualquer significado na minha infância, ou melhor, teve, mas no sentido negativo. O meu pai sempre significou, para mim, medo, acho que ainda tenho medo dele, para dizer a verdade. Trata-se de uma pessoa extremamente violenta sem sentido de tolerância. Eu nunca podia chorar à sua frente, não podia queimar-me a comer a sopa, não podia ter pouco apetite… Tudo o que eu fazia ou dizia era motivo para levar uma tareia ou ser gozada. Ele era tão violento que arranjava motivos para criar discussões.
Eu cresci depressa e, vivi os problemas da minha mãe. Era comigo que ela desabafava tudo e eu, procurava soluções para esses problemas como se fossem meus e, também eram meus, na verdade. Esta situação prejudicou o meu empenho nos estudos e, no 5º ano reprovei. O castigo que o meu pai me deu, depois de uma valente tareia, foi ficar fechada em casa as férias de Verão. É verdade, passei três meses da minha vida presa em casa, graças a esse monstro. Muito mais poderia dizer acerca dele, mas como sou uma pessoa muito positiva (herança da minha mãe) e gosto de dar importância àquilo que me faz sentir bem, não me vou alongar, caso contrário daqui a pouco começo a chorar e não quero estragar o meu dia.

Como tudo tem o seu lado positivo, acredito que estas vivências criaram em mim algumas defesas, que me ajudaram a ter um casamento de sucesso. Uma qualidade que é a minha capacidade de criar soluções para tudo, de lutar e desenrascar-me bem, de fazer bem as coisas, nunca estar satisfeita e querer fazer mais e melhor. 


Por outro lado, graças a esse senhor, que tanto gosta de filmes e de ouvir e coleccionar música, eu desenvolvi uma paixão pela música e, adquiri uma cultura nesta área, muito acima do nível de outros jovens da minha idade, o que me ajudou a ser animadora de rádio, um casamento de seis anos, que ficou para trás e deixou muitas saudades, o tal famoso "bichinho da rádio" ainda mora em mim...

Também aprendi, muito cedo, a falar Inglês, por ver tantos filmes e ouvir tanta música em Inglês. No 5º ano, fui a melhor aluna da minha turma a Inglês, nunca tive um teste com menos de 99%. A minha professora, perguntou-me várias vezes se eu tinha vivido num país de língua Inglesa. Como disse sempre que não, ela duvidou da minha palavra e chamou a minha mãe ao colégio para obter confirmação. Outro ponto positivo, foi quando eu tinha 12 anos, o meu pai emigrou para a Europa Central e, deixou a sua fantástica Zenit, em casa. Eu apaixonei-me completamente por ela e comecei a praticar fotografia, com a ajuda de um tio, que na altura era fotógrafo. Comecei por fotografar as minhas irmãs e primas, de seguida, animais. Por fim, rendi-me às paisagens.
O resto, que ficou para trás, já perdoei e, muita coisa esqueci. Mas não consigo esquecer tudo, tenho fraca memória, mas não tenho amnésia. 


Desde Outubro de 2004, mudei a minha visão, conheci um pai maravilhoso, aquele que eu gostaria de ter tido, aquele que qualquer criança merece, o pai dos meus filhos. 
Por isso, actualmente, este dia faz todo o sentido para mim e, tenho muito gosto em celebrá-lo, não necessariamente com prendas, não somos muito consumistas, mas com surpresas ou homenagens, como a que se segue. 


Para o pai dos meus filhos
Mereces ser chamado pai, porque és um pai carinhoso, atento e preocupado com a educação e felicidade dos teus filhos. És o pai mais presente que conheço (só não estás com os nossos filhos, quando estás a trabalhar), nunca sais sem eles. A tua maior paixão é a família, sempre unida. 
Mereces ser chamado pai, pois nunca desautorizaste a mãe dos teus filhos, à frente deles, és firme nas tuas decisões, só cedes quando deves ceder, na altura certa.
Nunca trocaste a tua família pelo futebol (ainda bem que não ligas nada a isso, yupi!), ou por saídas para bares e cafés com amigos. Os nossos filhos estão incluídos em todos os teus/nossos planos, projectos, férias, em tudo.
Por estas razões e mais algumas, que me devo ter esquecido, tu mereces ser chamado, PAI! 


Agora, depois de todas estas coisas lindas e verdadeiras que disse a teu respeito, posso pedir-te um favor? Sabes... aquele defeito teu, enorme, que me irrita muito, podes tentar melhorar?
Podes ouvir os teus filhos (e a mim, também) quando estás a ver televisão? Eu sei que és viciado em documentários, nem tenho nada contra, até pareces uma enciclopédia (quando preciso de saber alguma coisa, só tenho de te perguntar). Mas, é desesperante ouvir os nossos filhos ao teu lado, a chamar papá, 2562 vezes e tu não ouves, tenho de ser eu a dizer 500 vezes que o Diogo ou a Sara estão a falar para ti. Pode ser, please??? Assim, tornavas-te no pai perfeito, ou quase perfeito!


Dedico-te esta música, que adoras e tocas tão bem na tua viola. Adoro ouvir-te tocar e cantá-la, principalmente quando adormeces a Sara. Ela também sorri, feliz e contente a ouvir-te. 

Resta-me desejar um feliz dia a todos aqueles que honram a palavra PAI. Não se esqueçam que ser pai é fazer parte da vida dos filhos. Feliz dia!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Dica brilhante

Lembrei-me de partilhar esta dica, na sequência de um comentário que o meu marido fez. Quando almoça na empresa, o meu marido faz questão de levar os talheres de casa, segundo consta, os talheres da empresa estão sempre mal lavados e, não tem coragem de os usar. Diz ele que, sempre que desembrulha os talheres, os colegas ficam todos a olhar. Não dizem nada, mas, fartam-se de olhar para os talheres. Eu perguntei porquê e, ele disse que é por causa do brilho, que os nossos talheres são muito brilhantes. Fartei-me de rir.
Agora vou deixar aqui o nosso segredo para dar brilho aos talheres, para que vocês também façam sucesso no vosso local de trabalho :)

Eu uso máquina de lavar loiça e, já fiz um post sobre ela (vantagens e desvantagens) podem ler aqui. Com o tempo, os talheres, quando são lavados na máquina, começam a ficar manchados, segundo alguns testemunhos, não sei ao certo qual é a causa, mas com os meus talheres nunca aconteceu. A cada 2-3 meses, coloco os talheres, previamente lavados, numa solução de água bem quente com vinagre (a quantidade que coloco, é a olho), cerca de 30 minutos. 
No fim, volto a lavar, com a esponja e detergente, deixo a escorrer alguns minutos e seco de seguida com um pano da loiça. Lembro que, a água com vinagre dá para reutilizar, por exemplo para lavar o chão. O resultado é brilhante. Por isso, se quiserem ver como fica, aconselho-vos a colocar os óculos de sol. Não me responsabilizo pelos danos causados.

Se calhar exagerei, a foto não demonstra o verdadeiro brilho. Mas garanto que funciona mesmo. Já aqui tinha falado de algumas formas de usar vinagre e, na altura, não me lembrei desta dica.

Se alguém conhece alguma dica tão ou mais brilhante, barata, ecológica e eficaz, que esta, faça o favor de partilhar! Obrigada :)

Nota:
Não coloquei a foto de antes, dado que não se nota grande diferença.

quinta-feira, 15 de março de 2012

"Hoje foi o dia mais feliz da minha vida"

Foi o que o meu filho me disse ontem, quando chegou a casa. Muito feliz e entusiasmada perguntei-lhe, porquê. Ele respondeu que a R. (namorada) o tinha abraçado. Fiquei intrigada e perguntei: 
"Ai sim, porquê?"
Diogo: - "O F. atirou a borracha da R. para cima do armário e, eu subi acima de uma cadeira e fui buscá-la, quando desci, a R. abraçou-me!"
Eu: - "Foi bom?"
Diogo: - "Foi o melhor abraço do mundo. E foi a primeira vez que aconteceu!"
Eu: - "Mas os abraços da mamã são muuuuiiito melhores!"
Diogo: - "Não! O da R. é que é! É mais apertado."
Escusado será dizer que fiquei cheia de ciúmes...

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pizza feita em casa

Quando casei, tinha uma enorme vontade de fazer pizza em casa. Como não sabia fazer, nem tinha nenhuma receita (nem Internet, para pesquisar) acabei por criar a minha própria receita, que hoje partilho com vocês, tal como havia prometido
Não tenho jeito nem paciência para fazer a massa em casa, nem sabia como se fazia, na altura, por isso, optei por ir à padaria comprar massa de pão caseiro, crua. 
Ingredientes para uma pizza familiar:
Massa:
5 ou 6 pães caseiros ou 9 bijous 
Molho de tomate:
1 tomate maduro, pequeno 
Cebola q.b.
Ketchup q.b.
Orégãos q.b.
Recheio:
20 fatias de queijo Mozzarella *
8 a 10 fatias de fiambre (usei de perú)
1 lata de cogumelos laminados
1 ou 2 salsichas (usei de perú)**
Cebola q.b.
Orégãos q.b
Tomate fresco
Pimento 
Azeitonas


Preparação:
Unte a forma com azeite e reserve. Pré-aqueça o forno a 220º. Entretanto, espalhe farinha na mesa, una a massa (caso use pães) e amasse com o rolo da massa. Espalhe a massa na forma, uniformemente, caso não tenha uma forma furada, pique a massa com um garfo.


Prepare o molho de tomate, com os ingredientes da lista (atenção: coloque pouco Ketchup, apenas para dar algum sabor) passe com a varinha mágica até ficar homogéneo e cremoso.


Disponha o molho em cima da massa e espalhe, cobrindo toda a massa. De seguida, cubra a base por esta ordem: queijo Mozzarella, fiambre, cogumelos (previamente lavados e escorridos), salsichas às rodelas finas, cebola picada finamente e orégãos.


* Uso queijo fatiado, dado que, é mais barato do que o queijo ralado.
**Pode optar por substituir ou adicionar bacon, atum ou outro ingrediente a gosto.
Termine com uma cobertura de queijo Mozzarella e decore a gosto. Eu coloco sempre a mesma coisa, pois para mim, azeitonas, tomate e pimento são ingredientes base.
Leve ao forno aproximadamente 15 minutos.
Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...