Quando temos o primeiro filho, temos sempre muitas dúvidas e inseguranças. Apesar de não ser necessário esterilizar biberões e chupetas depois dos seis meses de idade, eu esterilizei tudo até ao primeiro ano de vida do meu filho.
Com a mais nova, não. Comecei por perceber que não faz sentido ultrapassar esse período, pois via-a na creche a meter na boca brinquedos e livros que andam pelo chão e que, já andaram na boca de outras crianças. Com isto quero dizer que é impossível colocarmos uma criança num invólucro, nem sequer seria saudável.
Normalmente, não esterilizamos a colher e o prato da sopa e da papa, certo? Será que faz sentido esterilizar o resto? Quanto mais protegemos as crianças, menos imunidade têm.
Eu lavo os biberões e tetinas muito bem lavados, com o escovilhão e, tenho uma esponja de loiça só para o efeito. Deixo uns minutos a escorrer (no escorredor da loiça), depois passo para o suporte próprio para o efeito. Na minha opinião, é mais importante manter chupetas e biberões em bom estado, do que esterilizar, depois dos seis meses, e claro, trocá-los com regularidade.
Conheço mães que se queixam que a criança só quer aquela chupeta, imunda e velhinha, ou aquela fralda toda suja. Dou sempre a mesma resposta: - O ideal, é dar uma fralda limpa diariamente à criança, esta não ganha cheiro, e a criança não se afeiçoa a ela. Caso se trate de um peluche, é muito simples, nunca se dá o mesmo, vai-se trocando e lavam-se quando necessário. Se resultou com os meus filhos, resulta com as outras crianças também. Nunca tive esses problemas com os meus dois filhos.
Além disso, esse hábito pode ter graves consequências, imagine que perde essa fralda, peluche ou chupeta? Como é que vai consolar o bebé?
Em foto é para a Su, em resposta ao comentário do
post anterior.
Comprei este suporte na Chicco. É muito útil, fica tudo organizado e à mão. Mas, mesmo assim, uma vez por semana, lavo o suporte e esterilizo tudo. Manias...
Ainda sobre a imunidade, recomendo aos pais recentes, todo o cuidado, agora que estamos perto de uma nova estação: não protejam demasiado os vossos filhos nos primeiros dias de frio. As crianças, depois do primeiro mês de vida, sentem tanto frio como os adultos.
Depois há que ter em conta para onde é que as crianças vão, qual é a temperatura ambiente onde elas vão estar. Por exemplo, a creche tem aquecimento e e elas estão lá o dia inteiro? Neste caso basta vestir uma camisola interior, debaixo da camisola exterior e um casaco. Uma coisa garanto, as crianças que usam muita roupa no Inverno, por norma andam sempre doentes.
Adenda:
A propósito do comentário da Mãe Feliz, que tem um blog espetacular que aborda todo o tipo de assuntos relacionados com a infância (saúde, alimentação, desenvolvimento...), resolvi publicar as dicas que deixou na caixa de comentários deste post:
"(...) Em relação ao que vestir às crianças: vestir as crianças apenas com mais uma peça do que nós. Outra coisa importante, não avaliar se a criança tem frio ou calor através das mãos ou dos pés, mas sim na zona de trás do pescoço."
Obrigada Mãe Feliz!
Bom fim-de-semana :)