Como devem ter reparado, o bolo foi encomendado numa pastelaria, uma verdadeira delícia, muito fresquinho, o meu marido até teve de esperar por ele. Massa de pão de ló, com recheio de frutas e chantilly, quanto à cobertura não me recordo bem o que era. O tema foi o Winnie the Pooh. Ainda alertei o Diogo várias vezes que ia fazer sete anos e que este bolo é mais adequado para crianças mais pequenas, mas não valeu de nada, foi este mesmo.
Como podem reparar, ao lado, tem uns copinhos com gelatina e mousse de chocolate (não sou adepta de usar este tipo de "loiça" de usar e deitar fora, aliás, os copos de picnic que uso são de plástico, mas reutilizáveis, andam sempre connosco para a praia e picnics...) mas, abri uma excepção. Uma colega sugeriu-me que servisse tudo em doses pequenas, dado que as crianças nesta idade só querem brincar e pouco comem, ou provam de tudo e não terminam (confirma-se!). Estes copinhos foi a única coisa que me ocorreu para o efeito e foi mesmo bem pensado, não houve desperdício.
Como não conhecia algumas das crianças convidadas e, só tenho duas toalhas em linho e algodão para esta mesa, optei por comprar a toalha que vêem na foto, é de plástico, reutilizável (já está guardada, tal como os copos) e custou pouco mais que 2€, no Pingo Doce.
Nos copos de beber, também em plástico, escrevi, com uma caneta de acetato, o nome de cada criança. Eles adoraram a ideia. Acabou por ser muito prático, pois não tive que andar sempre a lavar copos.
Ementa
Doces:
Bolo de aniversário;
Bolo de chocolate (logo que possa, partilho a receita);
Tarte de queijadinha;
Línguas de gato (aos anos que não comia)
;
Salame de chocolate;
Profiteroles;
(nem acredito que me esqueci das pipocas)
Salgados:
Batatas fritas;
Milho salgado;
Caju;
Pães de leite mistos (queijo e fiambre);
Fruta:
Abacaxi;
Uvas.
Bebidas:
Vários sumos Compal;
Ice Tea;
Chá Pleno;
Água.
O que me espantou, foi que a única garrafa que ficou vazia, foi a da água. Quanto aos salgados, marchou tudo! Não ficou nada para amostra. O bolo de aniversário, só comeram três fatias. Mas, um dos amigos do meu filho, sozinho, comeu quase metade do bolo de chocolate. O bolo é uma verdadeira delícia e húmido, mas que foi muito para uma só criança, foi.
Como não tirei uma única foto só à mesa, não sei se a ementa está completa. Tenho pena, não ter ficado com essa recordação.
Peripécias:
* Sempre que tocavam à campainha, as crianças iam a correr à varanda ver quem era e gritavam: - "É o João!" Saíam disparados, pelas escadas abaixo, em busca do amigo que acabara de chegar. Uma alegria!
* A dada altura, estavam tão eufóricos e a confusão era tanta, só via brinquedos e comida por todo o lado, resolvi fazer foguetes para eles, e fomos para o recinto do prédio atirá-los ao ar. Eles adoraram, foi um momento muito divertido. No fim, jogámos aos jogos: "Mamã dá licença" e "Macaquinho Chinês".
|
Aprenda a fazer estes foguetes, passo-a-passo aqui. |
A minha pequenina, nem dormiu de tão eufórica que estava. Apesar de não ter foguete nem de poder jogar, andou a correr atrás das crianças sempre agarrada ao balão, tão fofinha.
Se pensam que ficou por aqui, enganam-se! Eu dormi a correr nessa noite, e no fim da festa, estava completamente exausta. Só me apetecia dormir. Mas, ainda tinha a festa do costume, a da família. Estava marcada para as 20h. Só me apetecia telefonar a adiar para o domingo à tarde, mas já era tão em cima da hora, que nem me atrevi.
Eram 19h30, quando saiu a última criança. Eu e o meu marido começámos logo a aspirar, lavar o chão, quase todo, (nunca pensei que, alguns rapazes, de sete anos, ainda faziam xixi no chão), tivemos de colocar a mesa e os sofás no sítio e arranjar a mesa novamente. Às 19h50 chegaram os avós, nem tive tempo de trocar a toalha da mesa.
As fotos da festa da noite não dão para publicar, pois foram tiradas sem pensar no blog e vê-se sempre alguém. Publico apenas esta, que tive de cortar, pois achei-lhe muita piada, só reparei nos pormenores, quando a vi no computador, o Diogo, farto de brincar e de comer, sozinho no sofá a ler, e a cabecita da minha filhota que não parou de rondar a mesa nem um momento. Até conseguiu chegar à faca e tentou cortar o bolo de chocolate, a gulosa.
E foi assim, divertido e cansativo! Para o ano, uma festa em cada dia, não me aventuro mais. E o maridinho, paciência, vai ter de me ajudar mais.
Podem ver aqui os convites lindos e originais, feitos por mim e pelo aniversariante.
Aqui, podem ver uma decoração que fiz para a parede da sala no aniversário da minha filha, apenas com cartolinas de duas cores, papel de cavalinho para as letras e um fio de lã para pendurar.
A minha página de fotografia no Facebook.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Criei um novo blog de vendas de coisas usadas que os filhotes já não precisam. Está tudo muito bem estimado, podem encontrar lá:
|
Calçado (sapatilhas Nike, vendidas) |
|
Roupa
(conjunto jardineira + body, vendido)
Mais informações, aqui. |