Já muito li sobre as várias utilizações possíveis do vinagre, em limpezas. Por essa razão, nunca fiz um post sobre isso. Mas, nunca li, estas três primeiras dicas que vou partilhar:
Febre:
Coloque uma compressa de vinagre, sobre a testa e deixe actuar cerca de 20-30 minutos.
Aprendi esta dica na série "Rex", que passava na SIC aos domingos à tarde. Tenho tantas saudades daquele Rex, quem me dera que fosse meu, apaixonei.me completamente por aquele Pastor Alemão. Bem, para quem não conhece, ou não se lembra da série, havia um médico legista, e num episódio em que o inspector da polícia estava com febre, ele sugeriu que utilizasse uma compressa com vinagre, na testa.
Acreditem ou não, resulta, está aprovado, é 100% eficaz.
Piolhos:
Colocar o vinagre puro, com algodão, em todo o cabelo. Enrolar uma toalha na cabeça e deixar actuar 30 minutos. Este truque aprendi na série: "Conta-me como foi", da RTP 1.
Num domingo à tarde, fui visitar uma tia minha. O D. tinha três anos e estava no jardim, há muito pouco tempo, aliás esse foi o tema principal da conversa. Pouco antes de sairmos, ele não parava de arranhar a cabeça, até que eu disse: Anda cá para ver o que é que se passa. Imediatamente ele disse: É piolhos! Eu perguntei: Porque é que dizes isso? Não é nada! Ele: É sim, foi a professora que disse. Eu não acreditei, claro. Sabia que havia piolhos no Jardim, pois havia sido fixado um aviso para os pais verem as cabeças dos filhos e eliminarem os bichinhos, mas o meu filho, não, ele toma banho todos os dias, pensava eu. Acontece que fui ver, e tinha. Fiquei tão envergonhada, por ele ter esses habitantes na cabeça, e por os ter descoberto à frente de outra pessoa. Fui imediatamente comprar um shampôo para o efeito, cheguei a casa e fiz o tratamento. Nesse mesmo dia à noite, a ver a série "Conta-me como foi", achei muita graça, pois o filho mais novo do casal, o Carlitos, também chegou a casa com piolhos, e a avó, colocou-lhe vinagre no cabelo e enrolou uma toalha durante 30m.
No dia seguinte, o meu filho ainda tinha. Fiz esse processo do vinagre e usei, como manutenção uma vez por semana o tal shampôo. No dia em que coloquei o vinagre, morreu e saiu tudo, já lá vão quase quatro anos e nunca mais teve nada. Espero que assim continue.
Desinfectar frutas e legumes:
Colocar os legumes ou frutas num recipiente com água e algum vinagre, deixe actuar alguns minutos.
Há quem compre produtos próprios para o efeito. Eu própria, caí nessa asneira. Quando estava grávida, devido ao facto de não estar imune à Toxoplasmose, para além de vários cuidados que tive que ter em conta, um deles, foi precisamente desinfectar todos os legumes que consumia crus e algumas frutas.
Comentei com a minha mãe sobre isso, e queixei-me que tinha que usar um produto muito caro para o efeito. Ela, uma espécie de enciclopédia, que tem sempre solução para tudo, disse logo: Porque não usas vinagre? O efeito é o mesmo e é muito mais barato.
Desde há sete anos que uso esse truque. Acredito que resulta, pois é considerado um óptimo desinfectante nas limpezas domésticas, para além de não prejudicar o ambiente.
Limpezas
Já que se fala em vinagre, e para que o post fique mais completo, deixo também algumas dicas de limpeza.
Uso essencialmente para limpar vidros, o chão (tijoleira), electrodomésticos em inox, o fogão e o forno. Às vezes puro, mas normalmente diluído em água.
Nos vidros, só os lavava por fora com vinagre e por dentro usava Sonasol, devido ao aroma forte do vinagre. Mais uma vez, a minha mãe, disse-me que o vinagre repele os insectos e que devia usar o vinagre nos vidros por dentro também, pois mantêm-se limpos durante mais tempo.
Por essa razão, afastar os insectos, ontem, ao lavar os azulejos da lavandaria, usei vinagre puro. Usei apenas dois panos de microfibras e vinagre puro. Devo dizer, que nunca foi tão fácil. Humedeci as paredes com o pano humedecido em vinagre, passei com o outro para remover os resíduos e passei novamente o pano microfibras bem torcido para dar o brilho final. O cheiro já não se sente, pois a minha lavandaria tem janela. Mas gostei muito. Não foi necessário esfregar e o resultado foi tão bom como quando lavava com Sonasol de lavanda e camomila. Só me resta saber se realmente repele os insectos. Vou usar o mesmo método na cozinha. Nas casas de banho, não sei, pois não tenho janelas e receio que o odor seja demasiado forte.