quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A festa de aniversário, finalmente!

Este ano, fiz a primeira festa de aniversário para os amigos do meu filho. Quando andava no Jardim-de-Infância, queria convidar os vinte e dois colegas da sala. No ano passado, no primeiro ano, queria convidar apenas dois amigos e, acabei por não fazer festa. Infelizmente os primos estão todos longe, o único que está perto, só tinha na altura dois anos, conclusão, só houve festa para a família, mais uma vez.
Este ano, foi o Diogo que me perguntou se podia fazer uma festa, eu perguntei quantos colegas ia convidar e ele disse que seriam oito... mais a R. (namorada), ou seja, tive uma menina e nove meninos em casa.

Não há muito a dizer, mas vale a pena o post, para partilhar o que correu bem e faz as crianças felizes, numa festa de aniversário infantil.
Quando fotografei a festa, não me lembrei do Blog, portanto, são poucas as fotos que posso publicar.

Não correu como queria, pois o meu marido teve de ir trabalhar nesse sábado, até às 14h. Não costuma trabalhar aos sábados, e com 52 sábados por ano, calhou logo este! Ou seja, trabalhei muito e, tive de ir levar os meus filhos a casa dos tios no dia da festa, coisa que não gosto de fazer, mas teve de ser, caso contrário, não conseguiria fazer tudo sozinha.
Como devem ter reparado, o bolo foi encomendado numa pastelaria, uma verdadeira delícia, muito fresquinho, o meu marido até teve de esperar por ele. Massa de pão de ló, com recheio de frutas e chantilly, quanto à cobertura não me recordo bem o que era. O tema foi o Winnie the Pooh. Ainda alertei o Diogo várias vezes que ia fazer sete anos e que este bolo é mais adequado para crianças mais pequenas, mas não valeu de nada, foi este mesmo.
Como podem reparar, ao lado, tem uns copinhos com gelatina e mousse de chocolate (não sou adepta de usar este tipo de "loiça" de usar e deitar fora, aliás, os copos de picnic que uso são de plástico, mas reutilizáveis, andam sempre connosco para a praia e picnics...) mas, abri uma excepção. Uma colega sugeriu-me que servisse tudo em doses pequenas, dado que as crianças nesta idade só querem brincar e pouco comem, ou provam de tudo e não terminam (confirma-se!). Estes copinhos foi a única coisa que me ocorreu para o efeito e foi mesmo bem pensado, não houve desperdício.
Como não conhecia algumas das crianças convidadas e, só tenho duas toalhas em linho e algodão para esta mesa, optei por comprar a toalha que vêem na foto, é de plástico, reutilizável (já está guardada, tal como os copos) e custou pouco mais que 2€, no Pingo Doce.
Nos copos de beber, também em plástico, escrevi, com uma caneta de acetato, o nome de cada criança. Eles adoraram a ideia. Acabou por ser muito prático, pois não tive que andar sempre a lavar copos.

Ementa
Doces:
Bolo de aniversário;
Bolo de chocolate (logo que possa, partilho a receita);
Tarte de queijadinha;
Línguas de gato (aos anos que não comia);
Salame de chocolate;
Profiteroles;
(nem acredito que me esqueci das pipocas)

Salgados:
Batatas fritas;
Milho salgado;
Caju;
Pães de leite mistos (queijo e fiambre);

Fruta:
Abacaxi;
Uvas.

Bebidas:
Vários sumos Compal;
Ice Tea;
Chá Pleno;
Água.

O que me espantou, foi que a única garrafa que ficou vazia, foi a da água. Quanto aos salgados, marchou tudo! Não ficou nada para amostra. O bolo de aniversário, só comeram três fatias. Mas, um dos amigos do meu filho, sozinho, comeu quase metade do bolo de chocolate. O bolo é uma verdadeira delícia e húmido, mas que foi muito para uma só criança, foi.

Como não tirei uma única foto só à mesa, não sei se a ementa está completa. Tenho pena, não ter ficado com essa recordação.

Peripécias:
* Sempre que tocavam à campainha, as crianças iam a correr à varanda ver quem era e gritavam: - "É o João!" Saíam disparados, pelas escadas abaixo, em busca do amigo que acabara de chegar. Uma alegria!

* A dada altura, estavam tão eufóricos e a confusão era tanta, só via brinquedos e comida por todo o lado, resolvi fazer foguetes para eles, e fomos para o recinto do prédio atirá-los ao ar. Eles adoraram, foi um momento muito divertido. No fim, jogámos aos jogos: "Mamã dá licença" e "Macaquinho Chinês".
Aprenda a fazer estes foguetes, passo-a-passo aqui.
A minha pequenina, nem dormiu de tão eufórica que estava. Apesar de não ter foguete nem de poder jogar, andou a correr atrás das crianças sempre agarrada ao balão, tão fofinha.
Se pensam que ficou por aqui, enganam-se! Eu dormi a correr nessa noite, e no fim da festa, estava completamente exausta. Só me apetecia dormir. Mas, ainda tinha a festa do costume, a da família. Estava marcada para as 20h. Só me apetecia telefonar a adiar para o domingo à tarde, mas já era tão em cima da hora, que nem me atrevi.

Eram 19h30, quando saiu a última criança. Eu e o meu marido começámos logo a aspirar, lavar o chão, quase todo, (nunca pensei que, alguns rapazes, de sete anos, ainda faziam xixi no chão), tivemos de colocar a mesa e os sofás no sítio e arranjar a mesa novamente. Às 19h50 chegaram os avós, nem tive tempo de trocar a toalha da mesa.

As fotos da festa da noite não dão para publicar, pois foram tiradas sem pensar no blog e vê-se sempre alguém. Publico apenas esta, que tive de cortar, pois achei-lhe muita piada, só reparei nos pormenores, quando a vi no computador, o Diogo, farto de brincar e de comer, sozinho no sofá a ler, e a cabecita da minha filhota que não parou de rondar a mesa nem um momento. Até conseguiu chegar à faca e tentou cortar o bolo de chocolate, a gulosa.
E foi assim, divertido e cansativo! Para o ano, uma festa em cada dia, não me aventuro mais. E o maridinho, paciência, vai ter de me ajudar mais.


Podem ver aqui os convites lindos e originais, feitos por mim e pelo aniversariante.
Aqui, podem ver uma decoração que fiz para a parede da sala no aniversário da minha filha, apenas com cartolinas de duas cores, papel de cavalinho para as letras e um fio de lã para pendurar.



A minha página de fotografia no Facebook.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Criei um novo blog de vendas de coisas usadas que os filhotes já não precisam. Está tudo muito bem estimado, podem encontrar lá:
Calçado
(sapatilhas Nike, vendidas)
Roupa
(conjunto jardineira + body, vendido)
Mais informações, aqui

22 comentários:

Te disse...

Que festa cheia de brincadeira, os miudos adoram juntar-se todos para brincar e o teu filhote deve ter adorado.

Agora tem de dar muitos miminhos à mamã para agradecer.

Beijinho.

Especialmente Gaspas disse...

Que bolo tão giro :))

Naná disse...

Bem, que aventura! Ainda bem que correu tudo bem!

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Estava muito giro :)

Anónimo disse...

Eu acho que os bolos não têm idade, é muito mais divertido comer um cheio de desenhos! :D estava lindo, sem dúvida, a festa deve ter sido fantástica. Daquelas que ficam na memória para sempre. :) beijinhos!

Bricolar e Poupar disse...

Gostei muito da ideia de escrever os nomes nos copos ;), o bolo também estava muito giro :)

Bem e duas festas no mesmo dia é dose, heheh, mas o que interessa é que correu bem :)

Parabéns ao filhote e aos papás!

Unknown disse...

Tudo Perfeito Ana, desde o Bolo, a ementa, as crianças, Adultos, correu boa disposição e muito divertimento.

Sempre em prol dos filhos

Lindo.

Bjstos

AvoGi disse...

Se ele queria um bolo assim porque nao satisfazer a vontade no dia de anos? poça, nao é sempre!
e ficou tao giro! . o que fazem rapazes de 7 anos? nem imaginas, ANA!
kis :=)

Ana disse...

são sempre cansativas estas festinhas mas eles ficam tão felizes. Ainda bem que correu tudo ok. Gostei bastante da ideia dos copinho com gelatina e mousse tb já tinha visto numa festinha que fui e acho otimo pois como tu dizes eles acabam por comer pouco e deixar tudo a meio.
beijoca

Su disse...

Deve ser tão giro quando eles entendem o verdadeiro sentido da festa :)
A festinha do salvador para mim teve um significado muito muito especial, mas sei que ele não entendeu o que estava a preparar, mas tenho a certeza que sentiu o amor que transbordava dos meus olhos a olhar para ele :))

mães. que podemos dizer.

deixaste-me com fome Ana, ehehehe isso não se faz...

beijinhos, su

Unknown disse...

Hummm, essa festa abriu-me cá um apetite!!!

Nota-se a confusão e o cansaço pelas tuas palavras, mas deixa lá para o ano será melhor.
E quanto aos amiguinhos do teu filho... ora se faz favor??! Chichi no chão com 7 anos??

Bjnh

Cláudia disse...

Espectáculo de festa! =)

O bolo estava muito giro e o importante é que se tenham divertido! =)

Beijocas

Mãe da Rita disse...

São mesmo cansativos estes dias, mas vale a pena ver a alegria dos pequeninos :-)
No ano passado resolvemos experimentar fazer a festa da Rita num desses espaços infantis e adorei!
As crianças fartaram-se de brincar, pular, dançar, cantar :-)
Correu tão bem que a maioria dos colegas também fez as festas de aniversário no mesmo sítio ;-)
E não tive nem metade do trabalho!
Bjinhos!

Su disse...

Ana... adorei o teu comentário no meu blog, mas fiquei triste quando disseste que tiveste vergonha de publicar as fotos :(
Para mim o mais importante é o carinho com que se fazem as coisas... eu tive mais tempo, mas não é por isso que a festa do teu menino não tenho sido tão boa ou melhor que a minha :) pelo menos ele entendeu que a festa era mesmo para ele e de certeza que te encheu de beijos por isso... O meu também mas não por entender que era só para ele...

Agora mando-te um beijo bem grande e gosto muito de te ler, pois és muito genuina...

Palco do tempo disse...

que bela festa :)

Turista disse...

Querida Ana, és a minha heroína!! Como é que SÓ uma mãe, consegue dar conta daquela malta toda, deixa-me assim :O
Agora, a sério, apesar da canseira toda, denota-se que estiveste feliz e o teu pequerrucho também, e isso é que interessa. :)
Mas para o ano faz as festas em dias diferentes, sim! ;)

Clara disse...

Parabéns pelos 7 aninhos, com essa ementa ainda bem que não soube a tempo senão ia-me "colar". beijinhos

Eduarda disse...

Ana, é realmente muito cansativo, mas vale bem a pena. O teu filhote ficou feliz e para ti é o fundamental.
Adorei a dica dos copos pequenos descartaveis com os doces.
sabes eu este ano pela 1ª vez fiz festa num lugar destinado para o efeito, porque o Manuel queria muito convidar os amigos todos da sala (25). Foi uma boa opção: ele adorou a festa e eu tive metade do trabalho (apesar de a festa da familia tr bastantes crianças que não deixei de fazer "menu infantil".
E talvez te lembres, nesses dias andava com uma "neura".
beijinho

Ana disse...

Obrigada a todas :)

Foi cansativo, mas claro que compensou, sem dúvida.
O mais engraçado, é que à noite, ele nem ligou nada, e disso eu não estava à espera.

Beijinhos e boa semana :)

Sky disse...

Deve ter sido uma bela festa! parabens!
Só não percebo porque é que nãoo fui convidado.. mas pronto.. desta vez passa! hahaha :))

Kristianna disse...

Ohhh como è que eu nao vi este post antes???

La vou ter que dar os parabens atrasadissimos ao teu filhote!!!

Ele deve ter adorado a festinha!!!

beijinhos

Fernanda disse...

Que bela festa!
Fez-me lembrar as de cá de casa; um trabalhão enorme, mas grandes momentos de diversão e felicidade.

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...