quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pequeno gesto de poupança

Tal como qualquer família, aqui em casa também se poupa, agora mais do que nunca. Há pequenos gestos que fazem a diferença e se, tal como eu gostam de usar creme hidratante diariamente, vou partilhar a ideia que estou a colocar em prática.

Desde os dezasseis anos que uso hidratante diariamente de dia e de noite. Desde que saiu esta linha de hidratantes da Oriflame, mais específica para a minha idade, comecei a usá-la. Apesar de só comprar quando está em promoção, quem conhece sabe que é um pouco caro.
Então, tomei a decisão de usar os cremes alternadamente. Ou seja, se hoje usei o creme de noite, amanhã uso o creme de dia e assim sucessivamente.
Passei a esfoliar o rosto apenas uma vez por semana, antes esfoliava duas vezes. Quanto ao gel de limpeza de rosto, uso apenas à noite e, passei a usar o tónico, apenas de manhã e sempre no fim de esfoliar. Também podem fazer algo que já pensei, ter um terceiro creme, dos mais baratos, um simples creme hidratante com vitaminas, que possa ser usado de manhã e à noite, para alternar com os mais específicos.

É uma ideia que resolvi partilhar e que cada um pode adaptar às suas necessidades. Claro que esta medida não se aplica a quem não usa cremes diariamente.

Sempre tive uma dúvida, se quando se toma frequentemente medicação, ou o Actimel por exemplo, para reforçar as defesas do sistema imunitário, este fica dependente e tem mais dificuldades em se defender sozinho, não acontecerá o mesmo com a nossa pele? Afinal também é um órgão do nosso corpo. Com isto quero dizer que à semelhança do que acontece com o nosso organismo, a pele também pode perder as suas defesas naturais, se estiver sempre protegida. Acho que nunca devia tê-la habituado desta forma. O que faço, é variar os hidratantes de rosto e corpo, bem como os champôs, pois tal como o nosso corpo precisa de uma dieta variada, para ser saudável, o cabelo e a pele também. Não há um hidratante nem um champô completo no que respeita a vitaminas e nutrientes, tal como não há alimentos completos, daí a necessidade de variar.

Parece um gesto insignificante, mas na prática, acaba por se traduzir numa poupança de 50%. Não acredito muito que a minha pele sofra com esta alteração que fiz há cerca de dois meses, pois ainda não notei nada.
Além disso, passo também a diminuir a minha pegada ecológica, em menos 50% de embalagens, anualmente.

Há uns tempos, partilhei aqui, outra medida de poupança e ecologia, que resultou muito bem.

13 comentários:

Palco do tempo disse...

boa ideia :)

Cláudia disse...

é uma boa ideia por acaso... Nunca tinha pensado nisso!

AvoGi disse...

deixei de usar os cremes da orflame e assim como tu era dependente desta gama , mas descobri que nivea e dove fazem milagres e é mais barato
kis .=)

estrela disse...

todos tinhamos habitos que temos que alterar...

Unknown disse...

Olá Ana!

Este assunto "cremes facias" deixa-me um bocado desconfiada dos verdadeiros benefícios que oferecem as mais que muitas marcas que existem no mercado.

A muitos anos atrás, conheci uma senhora espanhola, que tinha uma pele maravilhosa, na altura ela estava com 52 anos, mas a pele dela denunciava pouco mais de 20, precisavas ver.
Ela trabalhou muitos anos com cosméticos, em laboratório e disse-me o que já tenho ouvido de uns tempos pra cá. A base hidrante dos cremes faciais tem a composição do creme nivea, aquele da latinha azul, é ele o responsável pela hidratação e nutrição da pele, que não precisa mais do que aquilo para manter-se saudável.
Além disso, ela disse-me que já não se lembrava da última vez que lavou o rosto com água da torneira, disse que era o pior que havia para a pele, devido aos componentes químicos da filtragem.

Entretanto, a conversa foi interrompida e acabei por não saber como ela se desmaquilhava e como fazia a limpeza do rosto.
Foi uma conversa que nunca mais esqueci e desde então o nivea é meu creme de eleição, dia sim e não à noite, depois do duche.

No entanto, é sabido que somos o que comemos, portanto, uma alimentação equilibrada reflete-se também na nossa pele.

Beijinhos.

Turista disse...

Querida Ana, gostei do teu plano de poupança, cosmética. :)

Kiki ♥ disse...

Eu também uso cremes Oriflame e por cá o truque é usar vez sim vez não, ou seja, quando acabam os da Oriflame uso uma marca de supermercado e quando acabam os do supermercado uso os da Oriflame.
Não gosto de usar sempre a mesma coisa.
Beijinho

Eduarda disse...

Vou dizer baixinho e não digas a ninguém eu quando coloco hidratante é o da caixinha azul: Nivea.
Sim devia colocar hidratante todos os dias, sim devia usar um liquido para limpeza de rosto, sim devia fazer esfoliação...mas verdade verdadinha: não faço!
Depois dos 35 comecei de quando em quando a comprar cremes hidratantes (o que gostei mais foi da Uriage) mas como não os usava diariamente cheguei à conclusão que não valia gastar dinheiro. Por acaso tenho andado a pensar que tenho mesmo que ter mais cuidados com a pele, mas devo continuar com a Nivea, temo mesmo é que começar esfoliar de vez em quando e creme de limpeza à noite.
Estás a pensar...mas ela já passou dos 40 e sem cremes...
Ana, talvez os cremes tenham mais a ver com o lucro de quem vende do que com a beleza de quem usa. Não Ana e não estou assustadora.
Bem o que eu falei, desculpa!
Beijinhos

Eduarda disse...

Ana, esqueci-me de te dizer que a foto do blog é lindissima.
Bj

Conquistando a Organização disse...

Obrigado pela dica :)

Ana disse...

Obrigada pelos comentários e opiniões.

Patrícia
Tenho de ver a composição desse creme da Nívea. A minha mãe também usava.

Gosto muito da Oriflame, não só pela qualidade, mas por não testar os produtos em animais e por ser de origem natural. Características destas pesam muito no momento das minhas compras, por isso tenho e investigar primeiro.

Beijinhos a todas e uma boa semana :)

Bricolar e Poupar disse...

bem pensado ;)

Ana disse...

Gostei da ideia, se percebi bem num dia colocas só à noite no outro só de manhã é isso?
E não sentes a pele mais seca?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...