quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fiz asneira, snif :'(

Já temos a decoração de Natal cá em casa desde o dia 24 (uma vez que a festa de aniversário da Sara foi no dia 25), porém ainda não está pronta, faltam alguns detalhes. Para a semana mostro. 
Pela primeira vez, coloquei uma vela, que vêem na imagem, em cima da lareira a decorar. Acontece que, este sábado acendemos a lareira pela primeira vez e eu fui logo retirá-la, por razões óbvias.
No domingo, de manhã, coloquei-a novamente no sítio. À noite, voltámos a acender a lareira.

Ontem o Diogo veio ter comigo e disse: - "A Sara partiu a vela!" Eu fui ver e, ao pegar nela, a dita estava colada à pedra. Percebi logo que me tinha esquecido de a retirar antes de acender a lareira, no domingo à noite.
O resultado foi este, uma mancha escura e dourada. O dourado, consegui remover, mas, a mancha, não. Depois reparei, que com a parte que a Sara arrancou da vela, fez desenhos na parede em dourado.

Ontem fartei-me de pesquisar como remover gordura e cera de granito e parede e não encontrei nada. Se alguém conhecer algum produto ou método (não corrosivo) fico muito grata pela vossa ajuda. Por enquanto, consigo esconder a mancha, depois do Natal, não.

O meu marido, ainda sugeriu (e vou ver se resulta da próxima vês que acender a lareira), colocar pó talco em cima, uma vez que, absorve a gordura (podem experimentar na roupa, antes de a lavar).

Agradeço desde já a vossa ajuda :)

14 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Que chatice ... não te sei ajudar...

Anónimo disse...

Aconteceu-me o mesmo mas em moleanos (pedra bege), pelo que ainda se nota mais, na altura sugeriram-me colocar papel pardo quando acender a lareira e a verdade é que o papel ficava gorduroso e disfarcou um pouco mas não desapareceu! O pé de talco também me parece boa ideia, tenho que experimentar.
Tânia

Sky disse...

Vamos ver se percebi, tens o granito queimado e a parece com cera e dourado certo?
Em relação à pedra esse queimado só te vai sair polindo, com produtos não estou a ver.
Em relação à parede, tirar cera é complicado. Eu uso cera na minha prancha de bodyboard, mas quando a quero tirar uso um pano com agua quente para tirar e fica tudo bem. Agora este método numa parede com tinta... não sei se resulta! deve manchar na mesma!
Não me responsabilizo pelos danos causados :P hehe

Sky disse...

Faço as plantas num Site que é o Floorplanner
http://www.floorplanner.com/
A versão grátis tem muita coisa e chega perfeitamente. Só dá é para fazer um projecto de cada vez, mas podes dar a voltar fazendo com vários emails :)

Eduarda disse...

Ana, como não tenho a certeza de ter registado o meu comentário, mais uma vez:

Hoje vou desafiar-te para aceitares o meu Convite ou divulga-lo. Tu escolhes ;)
Passa lá no Histórias e percebes melhor.
Beijinho grande

Marisa Reis disse...

Olá, trabalho na indústria da pedra e penso que será dificilimo tirar a mancha sem ter que voltar a ser polida a lareira, tenta procurar no site da http://www.bellinzoni.net, ou telefona-lhes a perguntar se têm algum produto que o faça, de outra forma só voltando a polir.

Vânia Guimarães disse...

Olá, olha a mim aconteceu-me algo parecido, mas a minha lareira é em mármore, o meu pai que é marmorista, lavou-me a lareira toda com lixa de diamante e ficou perfeita, saiu a gordura toda da cera, mas tens de ter em atenção, porque só podes passar a lixa se a lareira não estiver envernizada.

Tal mãe, tal filha disse...

já experimentaste a "esponja mágica" do continente? Não faço ideia se resulta mas toda a gente diz maravilhas :)

Beijos/ A Mãe

Cláudia disse...

Não te consigo ajudar =S
Mas espero que encontres solução rápida e claro, se eu vir algo, venho cá dizer

Beijocas

Unknown disse...

Não faço ideia. Aconteceu-me uma coisa semelhante mas com a colocação de uma vela grande em cima de uma mesa de madeira (cerejeira). Ficou marcada, claro.
Oxalá arranjes algo que possa disfarçar.

Ana disse...

Tânia
Também me lembrei dessa hipótese, porque foi assim que removi cera de uma toalha de mesa. Vou experimentar, também! Acredito mais que resulte na parede, logo ou amanhã, vou fazer experiências e depois digo se resultou ou não. Muito obrigada :)

Paulo
Já tentei, foi a primeira coisa que fiz e não resultou, são materiais diferentes. De qualquer forma, obrigada. Obrigada também pelo nome do programa, o meu marido vai adorar :)

Dadinha
Como poderia recusar? Não tenho jeito para essas coisas, mas alguma coisa se há-de arranjar!

Marisa
Também acredito que vai ser difícil. Obrigada pelo contacto, se não conseguir remover com as sugestões que deixaram, este fim-de-semana, irei contactar a empresa, muito obrigada.

Vânia
Por acaso não é envernizada. Será que a dita lixa poderá ser usada também no granito?


Obrigada a todos :)

Ana disse...

Mãe
Nunca ouvi falar. Mas fiquei com pena. Ontem, no fim da consulta fui ao Continente (fica a cerca de 40 km de minha casa) não sei quando volto lá. Mas a culpa é minha, devia ter vindo espreitar os comentários antes de sair de casa.

Obrigada, Cláudia.

Aline, realmente, não sei como será para retirar da madeira, não deve ser fácil, se calhar a madeira tem mais poder de absorção do que o granito, digo eu que não percebo nada disso.

Beijinhos a todos e muito obrigada :)

Vânia Guimarães disse...

Olha vou falar com o meu pai logo à noite e depois digo-te. Com a lixa sai tudo o que é sujidade, eu tinha a minha muito escura por causa do fumo que saia e ficou como nova. tens é de usar a lixa com água, ir pondo água conforme lixas, mas logo digo-te se podes o usar e onde podes comprar.

Vânia Guimarães disse...

Já falei com o meu pai, podes tentar a lixa de diamante (uma vez que a lareira não está envernizada), dependendo do tipo de pedra vai sair com mais facilidade ou não, para comprares podes ir a uma oficina de mármores, o senão, é que são bastante caras (rodam os 100€), mas são reutilizáveis, a minha já tem anos. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...