terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Limpeza da escova de dentes

Para além de ter que ser trocada de três em três meses, as escovas de dentes devem ser higienizadas com frequência. O método que uso é simples, económico e eficaz.
Clique na imagem para aumentar.
1. Como podem ver, este é o estado em que o meu filho deixa a escova ao fim de dois ou três dias (por muito que insista, não vale a pena, ele só passa por água)
2. Todas as semanas coloco as escovas de dentes em água oxigenada cerca de 10-15m. Para poupar o produto, uso o copo mais fino que tenho e coloco a água oxigenada suficiente para cobrir a escova.
3. Reparem como a água fica turva e a escova limpinha.
4. Já agora, e porque não, usar também o mesmo método com a tampa da escova?

Lembrei-me de partilhar esta dica, ao ler o seguinte artigo:
"Uma escova de dentes, com mais de um mês, contém uma média de 1100 coliformes fecais, 11mil estafilococos e cerca de 6500 bolores e leveduras. (...) É possível higienizá-la, colocando-a num recipiente com um antisséptico bucal, pelo menos uma vez por semana, e guardá-la sempre dentro do armário da casa de banho." 
in Revista Prevenir, N.º 78, Abril de 2012

Eu costumava de higienizar as escovas dos meus filhos uma vez por semana e a minha e do meu marido  a cada 15 dias, depois de ler isto, vou passar a higienizar as 4 todas as semanas, mais vale prevenir...

Desde que casei, que usava antisséptico bucal para desinfectar a escova de dentes e só o fazia uma vez por mês.
Depois que recebi um e-mail há uns anos, com algumas das propriedades da água oxigenada, entre elas a limpeza da escova, comecei a utilizá-la com mais frequência. 
A título de curiosidade, substituí o elixir pela água oxigenada (uso 10 volumes), e uso para bochechar, uma colher de sobremesa, (conforme recomendado no dito e-mail). Refere que branqueia os dentes, previne e trata aftas quando usado com frequência (com todo o cuidado para não ingerir).
Também se pode aplicar em gretas e micoses (nas unhas). Não sei se está ou não cientificamente comprovado, mas está comprovado por mim e pelo meu marido. Estou só a partilhar a nossa experiência. E assim se poupa mais uns trocos.

19 comentários:

Sara Moreira disse...

Bela dica, acho que vou começar a limpar as minhas escovas assim também!

Cláudia disse...

Olha não sabia que dava para fazer isso... Tenho que experimentar também =)

E eu buchecho a boca tanto com o elixir como com àgua oxigenada e confirmo também, funciona =)

Beijocas

Anónimo disse...

Interessante! E ainda não me tinha ocorrido usar a agua oxigenada! Realmente fica bem mais em conta! Obrigada!

Anónimo disse...

Agua oxigenada para exilir bocal?
Nunca tinha ouvido, mas se branqueia e faz o mesmo efeito é uma maravilha.
Vou experimentar :)

Baci*

disse...

Ana, gosto sempre tanto das tuas dicas. Obrigada pela partilha.
Beijinho

Susana Andrade disse...

Olá Anda, tenho votado, principalmente porque mo recordas a cada leitura dos posts LOL
Essa da água oxigenada não sabia muito menos para bochechar e fazer o mesmo efeito que o elixir, mas bochecha-se puro é? Obrigada pela dica, mas isso das escovas ficarem brancas é também devido ao dentífrico (marca) comprava um que não fazia isso, mas o que uso é dificil de limpar, quase que temos que espalmar a escova para conseguir retirar os excessos que ficam nas cerdas.
Beijinhos

Kakau disse...

Adorei a dica, mas gostaria de saber de quantos volumes é a água oxigenada que você usou.
Obrigada.

Os meus momentos favoritos disse...

Olá Ana, passei para agradecer o carinho deixado no meu blog. É por este tipo de mensagens que eu me vou pôr boa num instante. Obrigada.
Beijinho e boa noite.

luarte disse...

E já me ensinaste qualquer coisa hoje. Vou passar a bochechar a boca com água oxigenada. Costumas diluir em água? E que quantidade usas?
Confesso que nunca higianizo as escovas dos dentes cá em casa, mas depois de ler o que escreveste só de pensar que elas estão ali pousadas e com essas porcarias todas que enunciaste, dá vontade é de ir já trocar para uma escova nova, lol :P
Beijinhos

Ana disse...

Obrigada pela chamada de atenção. Realmente, esqueci-me de referir que uso água oxigenada a 10 volumes e a quantidade é uma colher de sobremesa de água oxigenada pura.

Muito obrigada :)

Beijinhos a todas

Caminhante disse...

Não conhecia estas propriedades da água oxigenada. Mais uma forma de poupar...Obrigada pela dica.
Beijinhos

♥Entre, a casa é minha! disse...

♥Adoro e fico muito feliz em encontrar blog assim como o seu. Vc está de parabéns viu.
Higienizar a escova de dentes é ótimo, sem contar que água oxigenada é bem baratinho. Esta dica da afta é mesmo muito eficaz, minha dentista me recomendou uma vez, hoje não deixo mais faltar em casa.
Obrigada por compartilhar conosco tudo que sabe.
Beijinhos da Mona...*

Unknown disse...

Lá em casa os miúdos trazem as escovas da escola todas as sextas-feiras e a receita que a higienista que vai à escola sugeriu foi num copo com água diluir duas gotinhas de lixívia.

Shinobu disse...

desconhecia totalmente esta funcionalidade da água oxigenada... mas acho que vou seguir a tua dica :)
obrigado!

Ana disse...

Obrigada, Mona :)

Carla
Faz sentido, há quem faça isso para desinfectar legumes, mas eu prefiro o vinagre.

Força, Daniela.

Beijinhos

Cristina disse...

Vi sua dica no mosaico Casa corpo e cia. Gostei demais! E como adoro aprender, vou dar mais uma fuçadinha pelo seu blog em busca de ideias legais, kkkk!

Anónimo disse...

Olá, será que esse truque dá para escovas elétricas? A dentista da minha filha aconselhou a comprar escovas elétricas, e desde aí compro-lhe a oral-B a pilhas. Será que posso deixar a escova de molho na água oxigenada?
Aproveito para deixar mais um conselho: sempre que houver amigdalites, faringites e doenças na boca convém trocar imediatamente de escova.

Ana disse...

Olá :)
Dá sim! A escovas que eu e o meu marido usamos são eléctricas, eu tiro a "cabeça" e mergulho na água oxigenada, juntamente com a parte de cima da escova (encaixe). Nunca tive problemas e ficam impecáveis, a água oxigenada, para além de desinfectar, ajuda a soltar a pasta acumulada na escova.

Obrigada pelo conselho, faz todo o sentido.

Beijinhos

clinicadomarques disse...

Excelente. Dicas como estas são úteis e feitas com produtos que todos nós temos em casa. Se estamos a tratar da nossa higiene oral convém usarmos as coisas bem limpas, não é?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...