quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SAWABONA

Imagem retirada do Facebook
"Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. 
A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro. Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom". Sawabona Shikoba!

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:
"EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM".

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é:
"ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ".

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Vi este texto no Facebook e achei simplesmente maravilhoso. Decidi partilhá-lo aqui, porque nos faz reflectir como a vida pode ser tão simples e tão feliz. Faz-me acreditar que o mundo poderia ser assim, um paraíso, onde toda a gente se amasse e respeitasse. Dá-me uma certa esperança.

Em psicologia usa-se muito o termo: "Comportamento gera comportamento". Ou seja, partindo do princípio desta tribo: "cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade" (Só pode ser verdade), se o nosso comportamento, enquanto sociedade, desse o exemplo, em vez de julgar o outro pela sua atitude, ajudá-lo a reencontrar-se, o mundo seria um lugar melhor. A isto eu chamo psicologia positiva. Evoluir é respeitar o outro e ajudá-lo a encontrar o caminho e não a julgá-lo (é muito mais fácil). Pensem nisto!

Comecem a fazer isto com os vossos filhos, com os vossos alunos (é muito mais fácil com crianças)... tenho a certeza que só pode dar bons resultados.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

E já agora, e porque hoje este blog completa as 100,000 visualizações (nem acredito!) aproveito para deixar um agradecimento muito especial a todos vocês que por aqui passam, SAWABONA!

Muito grata :)

17 comentários:

Bricolar e Poupar disse...

Muito bonita essa atitude, gostei muito!

Filó disse...

Um bom exemplo que devíamos seguir!Se calhar conseguíamos um mundo melhor. Beijinho e boa quinta feira.

Maria disse...

que bonito, desconhecia :)

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Que lindo.

Velud'arte disse...

Adorei conhecer um pouco desta tribo. Obrigada Ana.
Fez-me pensar! Irei tentar aplicar na educação da minha filha. Quando ela perceber melhor, vou tentar explicar à minha filha o/s erro/s que vai cometendo, a valorizar o que ela tem de bom, a pessoa maravilhosa que é, e que tal atitude não se identifica com ela... Penso que ela irá ficar a pensar e irá perceber! Beijinho.

Adoro-te Mamy... disse...

Obrigada por esta partilha fantástica minha querida!
Do melhor, com uma verdade tão prática!

Naná disse...

Shikoba!

Obrigada pela partilha e parabéns pelo marco das 100 mil visualizações!

Sara Moreira disse...

Uma maneira muito boa de combater os erros e as maldades que as pessoas cometem :D

Cláudia disse...

Olha adorei o post =)

Uma espécie de terapia de choque o que essa tribo faz, mas no sentido mais que positivo.

Toda a gente deveria passar por isso.
As vezes que fossem precisas.
Acho que amolece qualquer coração e tornamo-nos mais humanos... A mim fazia-me bem, pelo menos era realmente o significado que "alguém" reparou em mim... Sou importante para alguém.

Beijocas e SAWABONA ;)

Sky disse...

Bom, eu não acredito que todo o ser humano é bom. uns são bons os outros são maus, é a lei da natureza.
mas acho esse método maravilhoso e podia ser aplicado nos paises desenvolvidos, contudo.. acho que não iria surgir efeito!

nat. disse...

:)

SHIKOBA!

Tal mãe, tal filha disse...

Parabéns! E muito obrigada por mais esta partilha, que é muito interessante e dá que pensar. No fundo já todos sabemos que desta forma as coisas funcionam melhor, é pena não nos lembrarmos sempre disso.

Beijos/ A Mãe

sandra disse...

Muitos parabéns pelas 100,000 visualizações :)

Unknown disse...

Temos muito a aprender com as pessoas das tribos , que muitas vezes tem pensamentos mais evoluidos que nós e valorizam as pessoas como pessoas.
Gostei do texto e concordo com os seus pensamentos.
Parabéns pelas 100.000 visualizações.
Bom fim de semana
Beijinhos

Ana disse...

Obrigada a todos :)
Ainda bem que gostaram. O mais importante é termos presente esta atitude e aplicá-la sempre que possível.

Paulo
Concorodo, nem todo o ser humano é bom, tal como dizes.
Mas à nascença, tal como a tribo acredita, eu também acredito, chegamos ao mundo em estado puro e precisamos de amor e segurança. Muitos de nós não temos, e o ambiente que nos rodeia (sociedade e família) deixam muitas mazelas. Há muitos estudos que apontam como uma das causas para a maldade (assassinos principalmente), a falta de vinculação materna nos primeiros meses de vida.
Um bebé com ou sem mãe, precisa de ter uma figura feminina a cuidar dele, pelo menos até aos seis meses, se não tiver pode mesmo falecer.

Isto é um trabalho que tem de ser feito no seio de cada família. Tenho a certeza que se fosse feito, se fosse um dos objectivos das escolas, teria resultados extremamente positivos.

Há quem defenda que a educação se dá até aos 4 anos (enquanto a criança ainda pode ser "moldada").
O que eu quero dizer, e tenho a certeza disso, é que se este método se aplicasse, sem excepção em todos os infantários e se possível, pelo menos até ao 4ºano, criávamos crianças felizes, humanas e solidárias.
Acredites ou não, às vezes é mesmo no Jardim de Infância que começa a discriminação e por vezes parte da educadora e auxiliares, sei muito bem do que estou a falar.

Beijinhos e bom fim-de-semana :)

Tanita disse...

Shikoba!

Obrigada pela partilha, já escrevi no meu caderninho na parte dos mantras, e parabéns!

Anónimo disse...

Muito bonito mesmo, obrigada pela partilha!
Bjocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...