terça-feira, 21 de junho de 2011

Será verdade?

Recebi esta informação por e-mail, e decidi partilhá-la. Não sei se é verdadeira ou falsa, mas vale mais prevenir do que remediar.  

"Pesquisadores da Universidade de Princeton descobriram uma coisa terrível. Durante vários meses foram alimentando dois grupos de ratos, um grupo com os alimentos armazenados num frigorífico, e a outra com os alimentos armazenados no frigorífico, mas com vários ímanes decorativos na porta. O objectivo do estudo foi o de ver como eles afectam a radiação electromagnética nos alimentos. Surpreendentemente, após rigorosos estudos clínicos concluíram que o grupo de ratos que comeram alimentos irradiados pelos ímanes foi 87% maior possibilidade de contrair cancro."

Há já muitos anos que tenho ímanes na porta do meu frigorífico, pois não acho muita piada ao mono cinzento lá na cozinha. O D. costuma fazer desenhos alusivos à época ou estação do ano em que nos encontramos, para decorar a porta, e fica todo feliz, quando os penduro. Mas, depois do que li, estou a pensar seriamente em remover todos os ímanes.
Já fiz algumas pesquisas neste sentido, e não encontrei nada oficial.

Se alguém me puder esclarecer, agradecia, até porque não quero alarmar ninguém. Obrigada!

7 comentários:

Clara disse...

Parece-me muito muito mas mesmo muito rebuscado, vou ver se encontro qualquer coisa... de qualquer forma parece-me que terias de ter um super iman na porta do frigorifico e não uma vintena deles, normalmente minusculos, um abraço *** ja me puseste irrequieta com isto*** lol

Sofia disse...

Mais esclarecimentos não tenho para te dar que não os tenho... mas cá vai a minha opinião sobre o assunto: se formos ter em conta todos os estudos de coisas que podem aumentar a incidência de cancro estaríamos a viver nas cavernas de novo e mesmo aí não estávamos livres se a rocha que constitui-se a gruta emitisse radiação, não é verdade?
Nesse estudo quantos imans tinham no frigorífico? Provavelmente a porta cheia, não? Que tipo de frigorífico era?
Se fores tirar os imans do frigorífico afasta também os rádios e as televisões...
Já para não falar dos telemóveis, mas se deixas de usar telemóvel e o teu vizinho usar vai dar no mesmo e as redes wireless da internet??? nossa... tanta coisa que possivelmente aumenta o risco de cancro e que estão sempre ao nosso redor... não me parece que 4 ou 5 iman no frigorífico venham fazer a diferença.
Desculpa tanto cepticismo quanto ao assunto, mas se vamos dar importância a este tipo de estudos como vamos viver??? Acho que a boa sensação e o bom sentimento que o desenho do teu filho (que está lindo :) ) traz para toda a família vale mais do que essas preocupações, não achas?

beijo

Clara disse...

encontrei a explicação vai lá às mentes irrequietas :)
http://mentesirrequietas.blogspot.com/2011/06/email-universidade-de-princeton-efeito.html

um abraço

Te disse...

Hummm... Não me parece que seja assim, acho que uns simples imans de não produzem assim tanta radiação que afecte os alimentos no interior do frigorifico. Teriam de ser mesmo muitos imans.

Além disso já existem alimentos que são tratados com pequenas doses de radiação para terem um maior tempo de conservação e são considerados pela legislação bons para consumo, a radiação dos imans tinha de ser mesmo muitoooo grande.

E como referiu a Sofia, se pensares nos imans o que dizer então de todos os aparelhos que nos rodeiam???

Beijinho.

Rita Pinto disse...

Selinho para ti lá no blog :)
Beijinhos *

Ana disse...

Nunca tinha ouvido falar em tala coisa!

Ana disse...

Clara
Muito obrigada, pelo empenho. Já li e fiquei mais esclarecida e descansada. O meu marido, também duvidou bastante.

Sofia
Tens toda a razão! No entanto, se fosse verdade, dispensava os ímanes, pois posso viver sem desenhos no frigorífico, já sem telemóvel, por exemplo, não me dava muito jeito. Era aí que queria chegar, não sou obececada, mas o que puder fazer para proteger a minha família, faço-o sem hesitar.

Te
Essa dos alimentos tratados com radiação, desconhecia, serão mesmo seguros?

Rita
Muito obrigada :)
Assim que puder publico. Ando um bocado aterefada esta semana.

Ana
Nem eu! Mas vê o blog da Clara, está lá uma boa explicação.

Beijos a todas e bom feriado :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...