segunda-feira, 6 de maio de 2013

Varanda, antes-depois (o poder da tinta)

Há muito que insistia com o meu marido para pintar a varanda e o corrimão. Ele insistia que não, que se ia notar no exterior. Eu insistia que não havia problema, dado que a tijoleira e a janela faziam a divisória da parede e não havia termo de comparação.

Entretanto, tínhamos um balde de tinta branca de exterior, na garagem, a estragar-se...

Cada Inverno que passava o aspecto piorava, detestava olhar para ela, especialmente quando estava na sala, a almoçar.

No passado dia 26, o Miguel teve um dia de férias e, como o Diogo teve aulas, não saímos.
De repente, sem estar a contar, ele foi à garagem buscar a tinta e restante material. Escovou a parede toda para remover pó e liquens, e começou a pintar. 
Só posso dizer que de facto, uma pintura faz toda a diferença, parece que temos uma varanda totalmente nova, o resultado é incrível! Confiram ;)
O corrimão (que estava a ficar branco) foi lixado, e pintado com uma lata de tinta em spray. Confesso que nunca o tinha visto tão brilhante, macio e bonito.

As imagens de cima são da floreira que, infelizmente, não tem flores. Retirámos a terra, quando comprámos o apartamento, por suspeitarmos que seria a causa da humidade que estava na parede da sala e quarto. Mais tarde, o meu marido apercebeu-se que a humidade se devia à água que acumulava naquele canto do chão da varanda. 

Colocámos uma nova tijoleira por cima da anterior (que era HORRÍVEL), o chão, ficou nivelado e, bye-bye humidade. Por prevenção, optámos por não colocar terra neste canteiro.
Antes (reparem no rodapé)
Depois
Só lamento que seja a única varanda cá de casa e para agravar é minúscula (o único defeito do meu apartamento), onde cabe apenas o estendal e algumas plantas. O que me apetecia mesmo, era ter espaço para colocar uma mesa e cadeiras para jantarmos no Verão...
Agora estou a pensar pintar o candeeiro da cor da tijoleira, dado que a cor dele não se destaca após a pintura. Já pedi ao Miguel para tentar polir a porta da varanda para eliminar os riscos brancos causados pelo estendal. Depois mostro!

Boa semana!

13 comentários:

luarte disse...

Realmente ficou logo com outra ar. Mais bonita e mais fresca :)
Beijinhos

Susana Andrade disse...

A pintura faz mesmo milagres !! Por cá também precisamos mas como vamos ter que regularizar fachada, picando, tirando o reboco e colocando um novo, depois de pintada vai ficar um mimo !
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá,
Uma sugestão... (pf não leves a mal).
Não dá para encheres o canteiro com seixos (para elevar, caso seja fundo) e colocares uns vasos para transformares em mini-horta, ou então colocares as plantas que já tens... sempre desempatava a varanda...
Bjs,
Teresa C.

Cláudia disse...

Grande diferença! =)

Ficou bem bonita mesmo.

Beijocas

Iza disse...

Por vezes basta uma pequena manutenção para as nossas casas estarem sempre impecáveis :)
Beijinho

PINTA ROXA disse...

Eu ando com pinturas em casa.
Vou fazendo aos finais de semana e sei bem como é essa diferença do antes e depois, alem de que ainda sinto o cheiro a tinta dá a sensação de casa nova, e gosto tanto.
no sábado acabei mais uma etapa e sabe tão bem ver o resultado final.

Ana disse...

Teresa
Claro que não levo a mal, pelo contrário, adorei a sugestão!
Já pensei em várias sugestões para elevar (sim, é fundo, fica ao nível do chão),e nunca me ocorreu os seixos. A minha ideia é colocar lá plantas, mas,por muito grande que vosse o vaso, será sempre necessário elevar qq coisa. Muito obrigada pela sugestão!

Beijinhos e obrigada a todas :)

lena disse...

Que diferença. Ficou linda.
beijinhos grandes.

Marisa Reis disse...

Ficou como nova, era mesmo disto que a minha casa estava a precisar pena que o pilim não chega para tudo, quase 11 anos de pintura e já mudou completamente de cor e então as rachas nem se fala... mas vai ter que me calhar o euromilhões. Quanto ao seixo tenta comprar numa empresa de mármores, porque se for no AKI pagas 11 € e se for na fábrica pagas 4€ pela mesma quantidade (20 kg) do 3-6cm.

C*inderela disse...

Deu logo outro ar sim senhora. Está muito bem assim ;)

Bjokas.

Anónimo disse...

Olá Ana,
Ainda bem que gostaste da sugestão, é que com a ideia dos seixos, quando chove a água acaba por escoar livremente, não cria infiltrações para outras divisões.
Depois com os vasos de plantas pode ficar bem engraçado.
Em relação a comprares seixos (como sugeriu a Marisa)... acho que pode ser bem mais barato e divertido irem com as crianças e, fazer um passeio ou piquenique ao Portinho da Arrábida ou outro local, assim divertem-se e ainda trazem lembranças de cada o local por onde passaram e... grátis!
Bjs,
Teresa C.

Ana disse...

Obrigada, mais uma vez!

Marisa
Vou guardar a dica!

Teresa
Gostei mesmo da tua sugestão, precisamente porque a água escorre, é a opção ideal!
E claro, se as recolher gratuitamente, melhor ;)

Beijinhos

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Ficou «impecábel»!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...