sexta-feira, 21 de junho de 2013

Perturbações do sono

Depois de, ler este artigo, na página do Facebook do Mum´s the Boss, lembrei-me deste trabalho que realizei, na última formação que fiz. 
O tema que me foi atribuído: "Perturbações do sono" teve de ser desenvolvido com base em pesquisas na Internet. Depois fiz um PowerPoint para apresentar à turma. Ficou muito giro, mas não consigo colocá-lo aqui. Segue-se então o texto. 

Acho que está muito completo e acaba por responder a muitas dúvidas dos pais, por isso acho que o devo partilhar. 
Foca-se essencialmente nos problemas associados à falta de sono: sintomas, causas e o que fazer para uma noite repousante.

O que é o sono?

“É um período de repouso para o corpo e para a mente, durante o qual (…) a consciência está em inactividade parcial ou completa". 

Friedman, define o sono como "sendo o desencadear deliberado de uma alteração ou redução do estado consciente, que dura muitíssimo, em média 8 horas (…) tendo início sensivelmente à mesma hora, em cada período de 24 horas, e (…) resultando, geralmente, em sensação de energia física, psíquica e intelectual restabelecida”
In Wikipédia

Quando a criança não dorme bem à noite, são visíveis durante o dia alguns sintomas:

•Dificuldade em acordar de manhã; 
•Sonolência excessiva ou excesso de cansaço; 
•Dificuldade em manter a atenção e a concentração; 
•Dificuldades na aprendizagem; 
•Problemas de memória; 
•Impulsividade;
•Ansiedade; 
•Desobediência; 
•Agitação psicomotora; 
•Alterações de humor; 
•Agressividade, não só com os pais, mas também com outras pessoas, nomeadamente a família.

Sintomas durante a noite: 

•Ressonar ou parar de respirar durante o sono; 
•Sono interrompido, ou acordar frequentemente durante a noite; 
•Dificuldade em voltar a adormecer.

Outros problemas associados à falta de sono: 

•As crianças com perturbações do sono têm duas vezes mais probabilidades de sofrer de défice de atenção e hiperactividade.

•A falta de sono acumulada, na infância, é perigosa, visto que, uma hora de sono a menos, por noite, significa uma noite inteira sem dormir ao fim de uma semana e meia. 

•Os problemas de sono persistentes, podem ser de origem emocional (neste caso é aconselhável procurar ajuda de um profissional de saúde).

Para uma boa noite de sono, devemos: 

•Fazer 30 a 60 minutos de exercício físico, diariamente. O exercício relaxa, restaura energias, ajuda a tratar a depressão e combate a ansiedade. 

Procurar manter um horário regular para se deitar, levantar, comer e para fazer exercício. As horas de sono antes da meia-noite são as mais restauradoras. O corpo revigora-se com a regularidade na vida.

•Tomar a refeição da noite o mais cedo possível. Um estômago vazio, em descanso, promove um sono de qualidade. 

•Retirar a televisão, o computador e/ou outros equipamentos do quarto. O quarto de dormir deve ser uma zona livre dos media. 

•Tomar banho de imersão antes de deitar é uma técnica de relaxamento eficaz.

•Controlar o peso. O controlo do peso melhora o sono e um sono de qualidade melhora o controlo do peso. (A falta de sono altera o metabolismo normal do organismo e o funcionamento hormonal, afectando a eficiência metabólica e a fome. A obesidade leva à fadiga durante o dia, o que torna as crianças menos dispostas ao exercício e a ganharem peso).

•Tratar os problemas respiratórios que possam perturbar o sono, tal como a asma sem controlo. (Ressonar e parar de respirar durante o sono levam, muitas vezes, a problemas de atenção, de comportamento e escolares. Pessoas com apneia do sono chegam a acordar até 200 vezes durante a noite, sem se darem conta). 

Para uma boa noite de sono, evitar: 

•Fazer exercício físico nas três horas que antecedem a hora de deitar. 

•Tomar cafeína, um estimulante do sistema nervoso central (Podemos encontrá-la nas colas, Ice-teas, no chá verde, bebidas energéticas e alguns medicamentos).

•Deitar tarde. As crianças mais novas devem deitar-se antes das 20h00, e as mais velhas antes das 21h00. 

A importância da rotina

•As crianças “florescem” com a rotina. A criança que cumpre um ritual na hora de deitar terá mais facilidade em relaxar, adormecer e dormir toda a noite. 
•A sonolência durante o dia provoca falta de atenção e hiperactividade; 

•Um sono tranquilo e repousante repõe todas as energias gastas durante o dia. 

•As crianças que dormem o suficiente têm menos problemas comportamentais e de mau humor. 

E lembre-se: “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer."



Bons sonhos! 
Bom fim-de-semana!

As imagens maravilhosas deste post são da autoria da fotógrafa Anne Geddes.
O texto é da minha autoria, com base em pesquisas de vário sites fidedignos.

7 comentários:

Joana disse...

Mais um excelente artigo! Dou muita importância ao sono das minhas filhas e às suas rotinas diárias, pois sei que contribuem, idealmente, para um bom desenvolvimento. Obrigada pela partilha!

rosinha cruz disse...

Olá Ana
Concordo que muitas vezes a hiperatividade são crianças, são coisas bem diferentes, mas é mais simples dizer que são hiperativos em vez de procurar compreender o porquê.
beijinhos

Mafalda S. disse...

Gostei imenso deste post. Tens aqui informação muito pertinente.

Cláudia disse...

Bom post.
Muito completo e informativo.

Beijocas

Lacorrilha disse...

Eu não sofro disso, mas agora ando numa fase em que tenho pesadelos horríveis. Numa noite morre a avó, depois o pai e por aí adiante.
Beijocas

Naná disse...

Dormir é mesmo muito importante. Eu que sempre dormi bem, nas raras ocasiões em não o fazia andava totalmente desaustinada.

Já o meu pequenito é um dorminhoco e até agora parece dormir bem! O problema são as horas de ir para a cama... está sempre a querer esticar a corda!

Catarina Rocha disse...

Olá!! Gostei de conhecer o teu blog! Gostei muito deste post, pois é um tema que pesquiso muito, visto que o meu filho dorme pouco!! :-( Isso preocupa-me, mas como tem um desenvolvimento normal para a idade, o pediatra nunca deu muita importância ao facto. Fico a seguir-te e convido-te a me seguires também! Beijinhos
http://lernoslabios.blogspot.pt/

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