quarta-feira, 27 de abril de 2011

Máquina de lavar loiça? Claro que sim!

Estou sem máquina de lavar loiça há três dias, e já tenho saudades dela. E são tantas as saudades que resolvi fazer-lhe uma justa homenagem.
Há dois anos, nunca me imaginaria a dizer tal coisa, dado que, sempre gostei de lavar a loiça à mão, e também porque gosto dela bem lavada, portanto, considerava um electrodoméstico dispensável. Além disso, conheço pessoas que têm  máquina de lavar loiça e, que passam a loiça por água e/ou dão uma "lavadela", antes de a colocar na máquina, que não colocam panelas, entre outros utensílios de cozinha, que já nem me recordo. Além disso, queixam-se que a loiça nem sempre sai bem lavada...
Tendo em conta o testemunho de amigos e familiares, sempre que o meu marido falava na máquina, a minha resposta era, não.

Depois de nascer a Sara e, a poucos meses antes do Diogo entrar para a escola, já se avizinhava mais trabalho e, eu dava comigo a recear não ter o tempo que queria para os meus filhos e a pensar no que poderia fazer para ter mais tempo livre.

Numa tarde, ao passar na secção das máquinas de lavar loiça, pedi informações sobre as mesmas, sendo a minha principal preocupação, o consumo, principalmente de água. Qual não foi o meu espanto, quando me apresentaram a máquina mais ecológica que tinham, posteriormente informei-me e constatei que era verdade, que consumia, no programa Eco, apenas 9 litros de água. Fiquei estupefacta.

Nunca me perguntei que quantidade de água gastava na lavagem manual da loiça, pois fui sempre muito cuidadosa; só abria a água quando a utilizava, até troquei a torneira, por uma monocomando, que se fecha mais rápido e, apliquei-lhe um redutor. Mas, como gosto de eliminar todos os resíduos de detergente, tive sempre o cuidado de a enxaguar bem. Então percebi que, só a enxaguar a loiça, de uma refeição, enchia a pia da banca, que leva mais de quinze litros, mais do que uma vez. Para uma pessoa ecologista como eu, senti-me culpada, por não ter pesquisado antes sobre o assunto. Não perdi mais tempo e comprei a máquina. Não era a mais bonita, nem a marca que eu queria, mas era a mais ecológica e isso bastou-me.

Ah! Não é necessário passar a loiça por água antes, deve-se sim,  retirar bem os restos de comida. Nas panelas, quando têm mais resíduos, costumo passar apenas um pouco de água e de seguida o esfregão com detergente e, coloco-as, mesmo com resíduos de detergente, para não desperdiçar água, na máquina.

Em suma, as vantagens são muitas, é mais ecológico, acredito que é mais vantajoso poupar gás (uma vez que se trata de um recurso energético esgotável, e actualmente, muito dispendioso), do que energia eléctrica, a loiça fica bem lavada e temos mais tempo para o que realmente interessa.
Além disso, quando há festas e jantaradas, não é necessário lavar a loiça no fim, e podemos dispensar a ajuda das convidadas e juntarmo-nos aos convidados, sim, porque eles (homens) têm uma certa tendência para ficar na sala :D

Quanto a desvantagens, até ver, é o preço das pastilhas, mesmo assim ando sempre atenta às promoções. Só para terem uma ideia, este ano, ainda não comprei pastilhas e ainda tenho uma reserva para os próximos dois meses.

Deixo então algumas dicas, para um bom uso e rentabilidade da máquina de lavar loiça, que fui aprendendo por experiência própria:
A primeira regra de ouro é enchê-la tanto quanto possível. Num dia em que cozinhe menos, de certeza que não a enche pode colocá-la a trabalhar no dia seguinte;
Se, por outro lado, acha que no dia seguinte, a loiça não irá caber na máquina e, terá que a lavar à mão, é preferível procurar nas gavetas dos talheres e no fundo do armário, loiças e utensílios que estão guardados há algum tempo, e que provavelmente têm pó. Ou, por exemplo, a fruteira, que à partida está sempre a uso, e/ou ainda os filtros do exaustor. É verdade, estes também podem ser lavados na máquina. Se tal como eu, faz fritos oito ou dez vezes por ano, se colocar os filtros na máquina de lavar, uma ou duas vezes por mês, estes estão sempre impecáveis, sem o mínimo esforço.
Não tenha medo, coloque também as panelas (as minhas são em inox, quanto a outro tipo de material, não sei se podem ou não ir à máquina), assadeiras, tupperwares, colheres de pau e tábua de cortar carne, estes ficam mesmo impecáveis.
Não arrisco colocar lá copos com vidro finos, pois ficam brancos em pouco tempo, nem peças da máquina de pão, iogurteira, batedeira, máquina de café, liquidificadora, etc., pois os plásticos podem ficar com mau aspecto.

É claro que, como qualquer máquina, necessita de alguma manutenção. Eu costumo lavar os filtros todas as semanas e  fazer o programa de auto-lavagem, com a máquina vazia, para limpar não só a máquina, mas também os tubos, de dois em dois meses (veja como, aqui). Nas partes laterais da porta, limpo com o tradicional pano amarelo com vinagre, uma vez por semana, ou sempre que necessário. Na porta, do lado exterior, passo todos os dias, antes de colocar a máquina a lavar, um pano microfibras, apenas húmido, bem torcido, e parece que a máquina acabou de sair da montra, a brilhar.
Outra vantagem, caso tenha o tarifário bi-horário, pode colocar, e/ou programá-la para lavar nas horas vazias. Eu aderi a esse tarifário, precisamente quando comprei a máquina, e passei a pagar menos de electricidade, com mais uma máquina. Interessante, não?


Encontrei um dica muito interessante, ainda mais económica e ecológica no blogue da Mónica, vejam aqui.

E vocês, têm alguma sugestão a fazer?

Estejam à vontade! Sirvam-se da caixa de comentários.

3 comentários:

Vecas disse...

Vim parar aqui através do outro post dos talheres, eu não tenho máquina de lavar louça, mas depois disto e do Gustavo nascer estou mesmo a pensar comprar uma!, aconselhas alguma marca?

Ana disse...

Olá Vecas
A máquina que comprei é uma Fagor ES 30X. Lava muito bem e, na altura em que a comprei, faz dois anos em Abril, era a mais económica. No entanto, não sei se actualmente haverá alguma mais económica que esta.
O pior desta máquina é a qualidade das peças, já se partiram duas, o fecho da porta, teve de ser substituído (dentro da garantia) e um suporte de pratos.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, dispões.

Beijinhos

Beth Salvia disse...

Olá venho do mosaico da Re Batista, amei o bloguito, e eu também sem máquina de lavar louça não vivo, rs.
Bjus da sua mais recene seguidora apareça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...