quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dica prática para tratar/lavar roupa à mão

Quem tem filhos, sabe bem que tratar da roupa, é uma tarefa que exige muita disponibilidade. E quando se tem crianças pequenas, dá muito mais trabalho, devido às nódoas de fruta, sopa, e afins. Muita  roupa, precisa de pré-tratamento antes de ir à máquina de lavar. Quando tinha menos tempo para tratar as nódoas difíceis da roupa antes de a colocar na máquina, guardava essas peças para a máquina seguinte. Pois se há coisa que me aborrece, é fazer o tratamento no lavatório, (apesar de ter lavandaria, não tenho muito espaço para um pequeno tanque), não dá jeito nenhum. Por experiência própria, se lavo uma peça de roupa com uma nódoa difícil de remover, sem a atacar previamente, o mais certo é que a nódoa fique na roupa para sempre.*

Há uns dias, tinha estes calções da Sara, cheios de sumo de pêssego (eram muito sumarentos), e como a fruta tende a fixar-se na roupa, tive que fazer o tratamento de imediato, pois receei que os calções ficassem estragados. Como nesse momento estava a lavar  a banca da cozinha a fundo, que se encontrava vazia, de repente, olhei para a zona de escorrer a loiça, semelhante à zona de esfregar a roupa, de um tanque, e lembrei-me de fazer o tratamento ali, pois é muito mais fácil, do que no lavatório, que presumo eu, é assim que se faz, quando se vive em apartamentos, ou então, de joelhos, na banheira, que é ainda menos prático.
Antes, era mais simples, roll on com Ariel liquido e já estava a nódoa tratada, e com 99,9% de resultados obtidos. Até que, uma amiga me lembrou do velho e esquecido sabão azul. É certo que dá mais trabalho, mas, os resultados são excelentes e a carteira e o ambiente agradecem.

Portanto, quando a nódoa é muito difícil, recorro em primeiro lugar ao sabão azul, e esfrego a peça, sem escovar. Se a nódoa persistir coloco o roll on com Ariel liquido por cima, vai à máquina, e o resultado é excelente.

Espero que a dica da banca seja mais útil do que básica, caso contrário, até fico envergonhada, de não me ter lembrado disto antes.

*Não se deve engomar peças de roupa com nódoas, pois a temperatura alta fixa-a na roupa e esta torna-se permanente.


Boas limpezas ;)

7 comentários:

Mami ( Sónia ) disse...

Boa ideia!!!

estrela disse...

Olá, eu já uso sabão azul e branco desde que me lembro!!!! é económico e prático...e retira mesmo todas as nódoas, eu faço no lavatório do WC. Mas agora aprendi com a minha sogramadrasta que colocando Fairy (lava loiça) na nódoa e depois por a lavar na máquina tb fica bom!!! e não é que é mesmo!!!! as sogras sempre valem para alguma coisita eheheheh

Filó disse...

Apesar de viver num apartamento , tenho um pequeno tanque o que me facilita o tratamento de roupa quando o quero fazer à mão.
Para as nódoas, difíceis como as de gordura uso o dito sabão azul, no meu caso é mais nos panos de cozinha toalhas de mesa.Ficam impecáveis.

Te disse...

Realmente é velhinho mas é o melhor que há. O sabão azul dá para tudo.

Beijinho.

Unknown disse...

Nodoas sopa, fruta, sujidade sabe se do que? as camisolas do piolho todos os dias vem numa lastima...
Presto, alguidar com agua tepida durante 30 minutos... esfregar esfregar esfregar e por vezes so com lixivia é que vai lá...

O sabão azul vou ter que ir comprar...

Doce Espera disse...

Valeu a dica!!!

Adorei seu cantinho... vou passar sempre por aqui!!!

Bjokas

Ana disse...

Estrela
Só uso fairy nas nódoas de gordura, na impossibilidade de lavar de imediato, e se possível, uso pó talco, que absorve a gordura, se colocado em cima dela antes de lavar.

Abspinola
Obrigada pela visita :)

Aconselho a ter esse sabão sempre à mão. Quanto mais tempo a roupa ficar ensaboada, duas ou três horas no caso de nódoas muito persistentes, melhor, e não altera as cores.

Doce Espera
Obrigada pela visita :)

Beijinhos para todas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...