quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pedido de ajuda às mães ou pais de meninas com mais de dois anos

Este Natal, tinha decidido  dar à minha filha um Nenuco com biberão e chupeta. Há uns tempos andava sempre com peluches e colocava-lhe a chupeta dela e dava de mamar com uma garrafa de água, uma delícia para os meus olhos. 

Acontece que, depois de analisar a caixa do Nenuco, reparei que o mesmo  é recomendado para crianças com mais de três anos. Ora, no Natal, a minha filha tem 25 meses. Agora fiquei na dúvida se devo ou não comprar. Na minha opinião essas recomendações têm fundamento, pois os brinquedos devem ser adequados à idade.
Posso dar o exemplo do meu filho que adora pistas, e com quatro anos pediu uma de prenda ao padrinho. Eu recomendei-lhe uma pista de madeira, que havia no IKEA por um preço irrisório, e ele acabou por oferecer uma pista muito sofisticada, para mais de seis anos. O D. não conseguia montá-la sozinho, e muitas vezes chegava a casa e queria brincar com ela. Como no momento não podia ajudá-lo, pedia-lhe que aguardasse, mas ele começava sozinho. Conclusão, a pista durou cerca de um mês, nessa altura já não dava para encaixar. Quando vi o preço, cerca de 50€, fiquei triste. Mas, foi o único brinquedo que estragou, pois ele é muito estimado.
Na sequência dessa experiência, e até por razões de segurança, respeito sempre a recomendação da idade no que respeita a brinquedos.

Hoje, a minha filha apanhou as pegas das panelas, e andou a embalar o Noddy e a tapá-lo com as pegas como de uma manta se tratasse, e assim andou cerca de 45m, muito raro, tanto tempo na mesma actividade. Agora pergunto, estará ela preparada ou não para brincar com um boneco quase do seu tamanho?

15 comentários:

Anónimo disse...

Segundo o que ando a dar em psicologia da saúde, o desenvolvimento das crianças é muito intenso entre os 0 e os 8 anos, sendo que todos os anos adquirem competências novas ou mais evoluídas! Pelo que penso que deverás dar uma prenda que se adeqúe à idade da tua pequenina, porque isso das idades tem muito fundamento, e provavelmente uma das razões prende-se no perigo de ela se engasgar com a chupeta que geralmente esses brinquedos trazem (aliás, esse perigo está sempre presente, independentemente da idade da criança)

Há outras prendas muito giras adequadas à idade. Mas talvez te devas aconselhar com uma pessoa mais experiente, que eu ainda sou muito aprendiz nisto, lol... beijinhos! :)

Unknown disse...

Olá Ana!

A Daniela tem um nenuco desde os 18 meses, foi a minha mãe quem ofereceu, dizendo que a netinha não tinha nem uma boneca decente, hahahaha...

Bom...a boneca trazia além do biberão, algumas peças pequeninas que guardei para não correr riscos.Hoje ela tem duas bonecas e até 2 barbies (coisas de vovó), uso o mesmo sistema, retiro as peças pequenas e no verão fartaram-se de tomar banho de imersão as 3, hahahaha.

Confesso que raramente vejo a idade recomendada nos brinquedos, uso do bom senso e tenho acertado :)

Beijinhos.

Especialmente Gaspas disse...

Eu acho que dava!!

Apesar de tentar seguir as idades dos brinquedos, já comprei muitos em que a idade recomendada era 6 meses a 1 ano, a mais, do que o Piki tinha!

O que faço é: se tem peças pequenas e que pode engolir, ou não compro ou retiro essas peças (se for possivel) e dou.
Mas há brinquedos que apesar de dizer 2 anos com 18 meses eles já conseguem brincar com eles. Se não conseguirem na totalidade com o tempo vão explorando... o que às vezes proporciona-lhes uma agradavel supresa: aquele brinquedo que eles pensavam que já estava todo explorado, afinal não estava.

Por exemplo as letras e os numeros com iman. Diz 3 anos, com 18 meses dei-lhe os numeros. E com 24 meses as letras. Só pode brincar durante a refeição quando lhe dou a sopa/fruta. Vamos conversando, ele está distraido com as letras e no fim da refeição guardo.

Se ela desmonstra essa vontade agora, acho que deves ajuda-la a explorar mais o que ela pretende de momento ;)

Anónimo disse...

Eu tenho uma menina com 11 anos e um menino com 10.
Quando o menino nasceu a menina tinha 13 meses. Com ano e meio já a menina embalava bonecos e dava-lhes chupetas. Era o que via fazer ao mano.
Os Nenucos que ganhou quando já tinha a idade recomendada ainda hoje estão no seu quarto... mas estão novos. Pouco brincou com eles, nessa altura os seus gostos já estavam mais virados para as Barbies.
Há coisas recomendadas para mais de 3 anos que basta olhar para elas e percebe-se que aos 3 anos já não lhes vão ligar.
Muitas vezes as recomendações da idade prendem-se com os perigos de peças pequenas ou possibilidade de desmembramento.
Os meus meninos tiveram brinquedos da Chico, da Majora e outras marcas e também das casas dos 300 e dos chineses. Nunca houve acidentes mas também tinham muita vigilância e os brinquedos andavam todos os dias nas mãos de adultos para inspecção.
Se é de bebés que a tua menina gosta, os Nénucos são o indicado para ela... no entanto... cabe a cada uma de nós saber o seu próprio tempo e possibilidade de ter as tais atenções que são sempre necessárias mas que em certos casos são ainda mais necessárias.
Maria-

Goldie disse...

Concordo plenamente com a Patricia. O mais importante é se existirem peças pequeninas, guardares até ela perceber (para não engolir). A minha filhota tem agora 4 anos mas lembro-me que o primeiro nenuco que teve foi quando fez 2 anos (que me lembre) e nunca houve problema nenhum (com os cuidados que falei). O mais importante é usar de bom senso ;)

bjinhos

Naná disse...

Eu tento respeitar as idades recomendadas, mas acho que por aquilo que aqui descreves que ela está na idade de querer brincar com um nenuco.
Já o meu filho nunca ligou muito a brinquedos, cria os deles, com peças e rolhas e faz daquilo uma aventura...

J. R. disse...

Eu tenho uma pequenita com dois anos e meio, e também tento respeitar as idades, mas às vezes existem certos brinquedos que parece que a historia das idades nao se adaptam muito bem. Se a tua menina gosta e quer o nenuco acho que deves comprar, se traz algum acessorio que penses que ela nao deva brincar guarda.
bjos

Fernanda disse...

Compra, Ana! É agora que ela o quer, daqui a uns tempos não liga nada ao nenuco.
Cada criança tem o seu tempo, a Letícia nunca brincou com os bebés, e este Natal quer um!
Ao Duarte passei a vida a comprar-lhe brinquedos para os quais não tinha idade.
Isso da idade aconselhada é uma referência apenas a ter em consideração, porque cada caso é um caso.

Bjos

Nocas disse...

Eu ambém tenho o hábito de olhar para as idades recomendadas e chego a conclusão, que só é importante pelo tamanho das peças:) Posso dizer-te, que com 15 meses, na altura do natal, deram a princesa um "Nenuco", pensei.."ela não vai ligar nenhuma!"... pois sim, adora, anda com a Nenuca de um lado para o outro, foi uma agradável surpresa!!!

Cláudia disse...

Não te consigo ajudar...

Mas vim desejar-te um óptimo fim-de-semana! =)

Beijocas

Anita disse...

a minha pimpolha fez anos este mês e ofereceram-lhe um nenuco, retirei as peças pequeninas e deixei so o bebé, ela adora, não o larga.
ha brinquedos que guardei, devido as peças mais pequenas, mas o que vir que não faz mal dou-lhe já.
beijo
http://am-vidaminha.blogspot.com/

Eduarda disse...

Ana, cá em casa não existem nenucos nem tão pouco pedidos de nenuco. Não é que eu seja contra mas o meu Manuel adoptou os bonequinhos de peluche como filhinhos dele, por isso não precisa de nenucos.
Quanto se deves dar ou não, eu só posso dizer-te que na minha experiencia como mãe não sigo à risca as recomendações relativamente à idade. Para mim é importante considerar se tem peças que possam representar perigo para ele (pelo tamanho, cortantes, qualidade das cores e materiais,...), se tem função pedagógica ou afectiva (por ex:os peluches do meu filho tem uma função de conforto afectivo muito forte desde muito cedo)... por isso a idade não é fator determinante.
Espero ter ajudado, estou certa que farás uma boa escolha.
Beijo

Ana disse...

Muito obrigada a todas pelos comentários e sugestões.
A deceisão está tomada. Vou mesmo apostar no Nenuco, pois pensando bem, ela também brinca com os brinquedos do irmão, que são bem mais desadequados.

Muito obrigada e uma boa semana :)

Formiguinha disse...

Olá Ana;

já tomaste a tua decisão e acho que fazes bem em dar o Nenuco à tua filha. Deves guardar as peças que penses serem perigosas e deixa a tua menina tratar do bébé, está tão gira a dar de mamar:)

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

Sky disse...

Isso é tudo muito relativo. Tudo o que seja para montar, até pode ser para mais velhos, tudo depende da destreza de cada criança. às vezes é bom começar antes a montar coisas com a ajuda dos pais.. mesmo que eles tenham alguma dificuldade.
A minha filha começou mto cedo a enfiar argolas numa base com um pau. agora é uma expert :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...