segunda-feira, 30 de maio de 2011

Amor e respeito, a base da educação - II

Continuando...

"Não há regras universais, nem receitas mágicas mas existem princípios básicos que nos podem ajudar na difícil, complexa e maravilhosa tarefa que é educar."

      María Jesús Álava Reyes in "O não também ajuda a crescer"


Educar não é fácil, mas, é sem dúvida a mais importante missão de qualquer mãe e/ou educador. A responsabilidade é enorme, e todos os erros que nós, pais e educadores cometermos, marcam a criança para sempre, e são responsáveis por aquilo que a criança será no futuro. 


Deixo aqui uma sugestão para promover a auto-estima na criança: Uma das piores coisas que se pode fazer a uma criança é, humilhá-la, ou comprar as suas capacidades com as de outra criança. Por exemplo: - O teu irmão é mais inteligente que tu. -ou- Não sabes fazer nada bem feito, és mau, és feio… É preferível dizer: - Não estava à espera que fizesses isso, e/ou, estou triste contigo… Devemos mostrar à criança que ela nos decepcionou, sem a ofender ou culpar. Este tipo de atitude faz com que a criança sinta a responsabilidade de nos agradar futuramente, pode nem sempre resultar à primeira tentativa, mas, com determinação tudo se consegue.

Isto também se aplica quando a criança está a adaptar-se ao bacio, e a aprender a controlar o esfíncter. Nesta situação é essencial ter muita paciência, e nunca humilhar ou castigar. Muda-se a roupa as vezes necessárias, explica-se com calma que deve pedir quando tiver vontade e, as primeiras vezes que se sentar no bacio, devemos ficar ao lado dela, o que lhe dará força e coragem.

Ainda sobre a auto-estima, devemos elogiar tudo aquilo que a criança faz bem; quando comeu a sopa, quando se portou bem, quando fez aquele desenho (mesmo que se trate de uma riscalhada), mas para a criança tem que estar sempre lindo. Mesmo que não gostemos, devemos sempre elogiar o presente que fez na escola para o dia da mãe ou do pai, elas precisam de ouvir: - Está muito lindo! - para as encorajar a fazer mais e sentirem-se capazes de fazer melhor.

As dores e a sua importância: Infelizmente, desde cedo, as crianças habituam-se a dar importância à dor, pois a mínima queda, serve sempre para deixar pais e avós em pânico. O ideal é, desde bebé, nunca dar importância a isso, e tentar distrair a criança com uma brincadeira, e o milagroso beijinho que cura tudo. É claro que se o choro persistir, pode tratar-se mesmo de uma dor forte e aí devemos dar a devida importância, acalmar a criança e agir de acordo com o ferimento.


Sempre que se chama a atenção à criança relativamente ao que deve ou não fazer, deve falar-se de forma afirmativa, ou seja, em vez de dizer não faças barulho, deve dizer-se silêncio, isto também se aplica aos adultos, se eu vos disser: - não pensem na torre Eiffel, acredito que foi a primeira coisa em que pensaram, pois a mente filtra a palavra não. Não devemos dizer: - não faças isso - mas sim: - faz assim, porque...


Continua (aqui)...

Lembrem-se, amanhã é dia mundial da criança :))

2 comentários:

Fernanda disse...

Esse tema do respeito pela criança é uma das minhas "teclas"; fico podre quando vejo alguém desrespeitar uma criança, quando sei que não o faria daquela forma, se fosse com um adulto.

E depois, um dia no futuro, ainda esperam ser respeitados?! Vai ser a lei da força a vigorar. Esse é o exemplo.

Eu lembrei-me do dia da Criança! Já está feito.

Beijinhos, e boa semana, Ana.

Ana disse...

Subscrevo Fernanda.
Como tudo na vida é um ciclo, a educação não foge à regra, e as crianças são o espelho dos pais e do seu meio.
O que é lamentável, é que há adultos, e não são poucos, que tratam as crianças como se fossem da sua idade, sem o mínimo respeito.

Tenho feito um enorme investimento, desde a gravidez e já lá vão quase oito anos, na minha formação como mãe, desde leitura, acções de formação, cursos e palestras, tudo o que posso, com vista a estar à altura desta missão tão importante que tenho em mãos.
Ainda hoje, recebi um convite para uma sessão/debate, sobre o Bullying nas escolas, uma organização do agrupamento de escolas, marcado para 5ªf. às 18h. Lamentável, a hora, o dia, e a antecedência com que marcam uma sessão desta importância. Muitos dos pais estão a sair do trabalho a esta hora, e eu estou a chegar com os meus filhos, estou sozinha até tarde, e ainda tenho jantar, banhos e TPC´s pela frente. Provavelmente não serei a única nesta situação. Ou então sou só eu que estou decepcionada por não poder ir, e precisei de desabafar :(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...