segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Actividades, listas, limpezas, arrumação e organização...

Ainda estou de férias, até ao fim do mês, mas como falta um elemento da família, o papá, não considero este tempo férias, é mais um tempo de descanso, de fazer algumas actividades com as crianças: este blog é uma verdadeira inspiração, tem tantas, mas tantas sugestões, que o difícil é escolher.

A parte mais chata destes últimos dias de férias, é fazer as limpezas mais profundas, umas faço com mais frequência que outras ao longo do ano. Mas, para voltar ao trabalho descansada, com tudo no devido lugar, acaba por ser um descanso durante umas semanas, deixar tudo limpo e organizado, depois é só manutenção.

Não tenho hábito de fazer listas de tarefas semanais, muito menos de as publicar no blog. Faço apenas listas de compras, listas de passeios e locais a visitar/fotografar, e lista de limpezas profundas (que eu chamo limpezas fim-de-verão), listas de presentes de Natal e listas de livros e CD´s que quero comprar.
Quero voltar a fazer a lista de receitas e despesas, para controlar os gastos, eu sei que resulta, pois já tive esse hábito. E começara fazer listas de ementas, pois facilita muito a vida, principalmente à semana.

Aqui, entre nós que ninguém nos ouve, só vou publicar a lista, pois posso perdê-la ou esquecer-me, não é? Assim, sempre que entro no blog, tenho este auxiliar de memória, que me obriga a recordá-la e a cumpri-la. Vamos ver se resulta!
Ora cá vai a minha lista, quem quiser que se inspire:
  • Lavar almofadas;
  • lavar peluches;
  • lavar mochilas e sacos térmicos (claro que já está, foi a empregada que fez por mim);
  • lavar binquedos de plástico, seleccionar os que não se usam, para dar;
  • lavar, à mão, a cadeira de refeições da Sara;
  • lavar e/ou engraxar todo o calçado;
  • passar reparador de móveis, em todos os móveis (não sei bem porquê, uma semana depois estão iguais, não é, Sara?);
  • lavar vidros e persianas;
  • limpar molduras (remover os vidros e lavá-los com um esponja e detergente de loiça e secar com panos microfibras, os meus aliados);
  • lavar cortinas;
  • lavar as capas dos sofás (são removíveis, e por ser em curtisein, podem ir à máquina de lavar roupa, maravilha);
  • lavar as capas das cadeiras (foi uma surpresa agradável, sem saber, as capas dos assentos das cadeiras da cozinha e sala, dão para remover e ir à máquina, I love IKEA); 
  • lavar as almofadas das cadeiras da cozinha;
  • lavar os azulejos da cozinha, lavandaria e WC´s;
  • limpar os móveis da cozinha por dentro e por fora, organizá-los e livrar-me do que não preciso;
  • organizar a lavandaria e deixar a roupa toda lavada e engomada;
  • lavar tapetes e carpete;
  • lavar os poucos bibelôs que tenho (é verdade, lavá-los com esponja e detergente de loiça, é a melhor forma de remover o pó mais difícil e deixá-los como novos);
  • limpar candeeiros;
  • ir às compras e deixar a cozinha e despensa atestada, há que aproveitar os últimos dias antes da subida do IVA, comprar maiores quantidades de produtos que se consomem mais e que são mais caros, bem como o material escolar para o D. que está em falta;
  • organizar as fotografias no PC e revelar fotografias;
  • apesar de já ter vários posts prontos, falta-me um que prometi, o resumo das férias. Tenho ainda, conforme prometi, actualizar o meu novo blog.
Agora, começa a contagem decrescente, já só faltam oito dias úteis, o fim-de-semana não conta, é para aproveitar ao máximo com a família :)

Como se não bastasse, para fins de Setembro, depois dos dias de praia gozados, lavo os tapetes do carro e as quatro forras das cadeiras auto, por irem à máquina de lavar parece fácil e rápido, mas não é, montar as forras nas cadeiras, é muito chato e moroso. O carrinho de passeio da Sara e lavar à mão bolsas de portátil e câmaras fotográfica e filmar.

Ufa! Estava a ver que nunca mais acabava! Foi o post mais cansativo que fiz até hoje. Se conseguir realizar todas estas tarefas, com visitas ao parque e à biblioteca pelo meio, e duas crianças em casa, mereço o titulo de super-mulher. Esta semana, vou levantar-me todos os dias às 6 horas, com o meu marido, pois rende mais com as crianças a dormir até às 10-11 horas.


Boa semana :)

9 comentários:

Patrícia Teodoro disse...

Olha eu est semant estou a fazer pela primeira vez a ementa da semana. fiz um ementa para os 30 dias do mês e fiz as compras segundo essa ementa...vamos ver como resulta. uma coisa é certa não vou andar o dia todo a pensar no que vou fazer para o jantar. como te sais com as tuas ementas? beijos nossos

Mãe da Rita disse...

Fiquei cansada só de ler :-)
Bjinhos!

Caminhante disse...

Tens muito trabalho pela frente! Força nisso :)
Beijinhos e boa semana.

Fio Norte disse...

Olha sabes o que te desejo muita energia:)O tempo parece que vai estar do teu lado limpeza com sol de praia não dá pica:)
Beijinhos

Cláudia disse...

Olá

1º deixa-me agradecer os teus comentários ao meu blog =)

2º Também já sou tua seguidora

3º tou a gostar muito de ler o teu blog =) Bastante interessante, parabens =)

Beijos

Xs disse...

A lista é grande!!
Boa sorte para isso!
Também precisava de tratar de umas coisitas!!

Te disse...

Uffa...

Que trabalheira, estas são aquelas tarefas chatas que têm de ser feitas mas no fim compensa ver tudo limpinho e arrumadinho.

Beijinho.

Ana disse...

Ai credo até fiquei cansada. Olha eu estas férias não fiz nada!!!! Ou seja trabalho a dobrar porque agora vou ter quer ir fazendo nos fins de semana.
beijinho

Ana disse...

Patrícia
Ainda não fiz ementas, vou fazer para a semana, para pelo menos 15 dias. O objectvo é mesmo esse, andar descansada.
Obrigada pela visita :)

Xs
Obrigada pela visita :)

Às restantes amigas
Pensei que alguém se oferecia para ajudar, afinal cansaram-se a ler, ehehehe.
Estava a brincar ;)

Catarina
Energia é coisa que preciso mesmo.

Ana
O meu problema, é precisamente ter vindo dormir quase todos os dias a casa, durante as férias, foi só acumular. A lavandaria até metia medo, mas já está, ou melhor, faltam os azulejos atrás das máquinas de lavar e secar roupa.
Prefiro ter este trabalho todo agora, para depois andar descansada. Mas estraguei tudo hoje, porque acordei mais tarde.

Obrigada a todas!
Beijinhos e boa semana :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...