terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Esparguete à Puttanesca

Cá em casa somos fã(nático)s por massa. Tudo o que é receita com massas, é para experimentar! 
Há uns meses, vi este prato do Chefe Hernâni Ermida, no jornal Dica da semana e confeccionei-o.
É fácil, rápido e muito saboroso. Deixo-vos a receita para 4 pessoas.
Ingredientes
Esparguete
1 lata de atum
150gr de bacon
1 lata de cogumelos laminados
100gr de azeitonas pretas
1 lata de tomate pelado*
5 dentes de alho
azeite
1 colher (chá) de orégãos
sal q.b.
pimenta preta moída (usei branca)


Preparação:
Descasque e pique finamente os dentes de alho. Retire o caroço às azeitonas e corte-as às rodelas (usei azeitonas já cortadas).
Escorra o atum, os cogumelos e corte o bacon em pequenos pedaços.

Entretanto, coloque uma panela com água a aquecer. Quando ferver, adicione o sal e o esparguete, mexa e deixe cozer 9-10 minutos. Escorra o esparguete e passe-o muito rapidamente por água fria, para ficar al dente.
1 leve ao lume uma frigideira com azeite, alho e o bacon. Deixe cozinhar alguns minutos até alourar. 

De seguida, adicione o tomate pelado e picado, envolva bem e deixe cozinhar cerca de cinco minutos.

Acrescente o atum ligeiramente desfiado, as azeitonas e os cogumelos escorridos e misture.
Junte os orégãos e uma pitada de pimenta e envolva bem. Deixe cozinhar mais uns minutos.

4 Junte ao esparguete e está pronto a servir!

*Eu coloco meia lata de tomates. Quando tenho tomates maduros, uso um bem grande (fica melhor).

Bom apetite!

15 comentários:

Maria disse...

Bom aspecto :)
Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ana ♥

celine disse...

Hnham hnham :p

Vou anotar e experimentar!

bjs

Mel disse...

parece delicioso!

Anónimo disse...

Adorei e anotei! Também gostamos de massas lá por casa e eu costumo misturar muitas coisas e ver o que dá... ainda estamos todos vivos pelo que não tem corrido mal! Eheeheh

DSMorais disse...

Hum... Parece ser muito bom! Também tenho de experimentar, já que cá em casa também somos fãs de massa :)
Beijinho*

lena disse...

Que aspecto delicioso. Tenho de experimentar.
Beijinhos grandes.

Tal mãe, tal filha disse...

Tem óptimo aspecto! Um dia destes ainda experimento, tem que ser no dia da asneira que não vale boicotar a dieta :)

Beijos/ A Mãe

Unknown disse...

É deliciosa, eu chamava-lhe simplesmenta massa com atum, agora vai passar a ter um nome mais sofisticado, aqui em casa não coloco cogumelos porque a princesa não gosta , exprimenta só com camarões salteados com molho de alho picante, fica igualmente devinal.
Beijinhos

Jaqueline Marçal Vieira disse...

Que fome que me dá! Boa semana Ana! Bjos

luarte disse...

Também costumo fazer muitos pratos de massa, sobretudo nos dias em que não quero perder tempo na cozinha e quero uma refeição em 15 minutos :)
Então é saltear legumes, misturar restinhos do frigorífico e sai uma massa espetacular em menos de nada.
Beijinhos

Mena Lopes disse...

Olá Ana! Não conhecia o teu blog, mas ficas informada que agora ja nao despego!! Será pelo titulo? Adorei.... e esta massinha é bem ao meu jeitinho!
Um beijinho
Mena

Unknown disse...

Bom aspeto. Vou experimentar.

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Eu adoro esse chefe, costumo vê-lo no Goucha, que eu sou doida pela programa do homem, eheh.
Adorei saber a história do nome dessa receita. Já deves saber também.
Beijocas

Clara disse...

ui! passei só para dizer olá e fiquei cheia de fome! Que aspecto fatástico! não devia ter passado antesa do jantar.
Um abraço

Ana disse...

Obrigada a todas pelos comentários e sugestões.

Bem-vinda, Mena :)

Lacorrilha
Não sabia a origem do nome e fui pesquisar. Acho que vou mudar o nome ao prato :D

Clara
Ficas com uma sugestão rápida e deliciosa :)

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...