terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Microondas: limpeza | Precauções de segurança

Evito ao máximo utilizar o forno microondas devido aos efeitos nocivos das microondas. Uso quando quero aquecer apenas uma refeição e quando necessito de descongelar rapidamente algum alimento. 
Há mais de dez anos, tinha o hábito de aquecer o leite para o pequeno-almoço, mas depois de certas coisas que li, nunca mais! (Basta fazer pesquisas para saber do que estou a falar).

Limpeza

Em primeiro lugar, há que evitar sujá-lo, para isso existem recipientes próprios para levar ao microondas com uma pequena abertura. Também existe, uma protecção própria para pratos, que evita salpicos de líquidos e comida para as paredes do microondas. Desta forma já se previne sujidade maior. 
O método que uso, é muito simples, borrifo vinagre diluído em água (uma parte de vinagre e duas iguais de água), deixo actuar cerca de um minuto e por fim passo um pano amarelo humedecido. Termino com um pano micro-fibras para deixar o aparelho a brilhar.
Derreti um pouco de manteiga, para panquecas, tapei o copo com um prato para evitar sujar o aparelho. Eis o resultado!
Quando o caso é mais grave, como aconteceu aqui (foto em cima) agi rapidamente. Primeiro, passei papel absorvente para remover a gordura maior, depois, coloquei um copo com água e sumo de um limão a ferver cerca de 3 minutos. Deixo o aparelho fechado 10 ou 15 minutos, e o vapor encarrega-se de amolecer a sujidade. Além disso, o limão ajuda a remover odores. 

Os acessórios tais como cesto de arame, prato rotativo e respectivo suporte, podem ser retirados e lavados à mão (eu apenas coloco o prato na máquina de lavar loiça).
No entanto, o ideal é passar um pano húmido após cada utilização, para evitar acumular sujidade e odores.

Precauções de segurança

*Sempre que aquecer líquidos, deve mexer o mesmo antes de o colocar no aparelho com uma colher de chá e deixar a dita no recipiente. (Estou cansada de saber isto, mas como era manteiga e era muito pouca quantidade, arrisquei)
**Depois de aquecido o líquido, deixe repousar um pouco e de seguida volte a mexer antes de retirar do forno. Pode dar-se o sobreaquecimento do líquido além do ponto de ebulição sem que se verifique o borbulhar, que poderá resultar num derramamento súbito do líquido quente.

**Alimentos ou líquidos fechados em vácuo não devem ser aquecidos no microondas, a pressão aumenta e pode explodir, tal como os ovos que não podem ser aquecidos nem cozinhados inteiros, com ou sem casca, pela mesma razão. 

*Este item, foi o que me motivou mais a escrever este post, dado que anda a circular no Facebook um alerta para ter cuidado com os líquidos aquecidos no forno. Houve quem queimasse o rosto devido ao mau uso. Lembro que é essencial ler as instruções do aparelho. O saber não ocupa lugar, mas pode evitar acidentes desnecessários.

**Informação retirada do livro de instruções do meu microondas.

9 comentários:

lena disse...

Muito boas dicas. É sempre bom lembrar.
Beijinhos grandes.

Tanita disse...

Também limpo o meu sempre que utilizo, nunca descongelo ou cozinho, uso apenas para aquecer.
Não sabia de algumas dicas, obrigada pela informação, assim já aprendi umas coisas uteis hoje.
Feliz dia**

Maria disse...

boas dicas :)

Cláudia disse...

Por aqui limpa-se sempre após cada utilização mas eu pessoalmente não tenho muitos cuidados quando aqueço as coisas...
Já vi que tenho que andar mais "atenta".

Beijocas

luarte disse...

A manteiga derrete em poucos segundos :P
Eu limpo facilmente o meu micro-ondas porque uso sempre a tal tampa protetora e tenho cuidado com o tempo.
Confesso que uso bastante este aparelho e tudo o que aqueço é lá que o faço. Há muitas notícias alarmistas que não passam disso mesmo.
Beijinhos

Unknown disse...

Este post foi muito útil. Também evito ao máximo usar o microondas. Nunca cozinhei nada, à exceção daquele bolo de 4 min. Mas um dia não são dias. Só uso, mesmo, tal como referiste, para aquecer e descongelar.
Relativamente ao passatempo, aproveita.
beijinhos

celine disse...

Olá :)

Costumo limpar o meu microondas todos os sabados.Fervo vinagre com agua e depois é só passar o pano!

Uso só para aquecer o leite e pouco mais.E uso a tampinha protectora para evitar desastres :p

bjs

Anónimo disse...

Microondas nocivo para a saúde??? É mito, tal como o uso dos telemóveis. Não há estudos conclusivos.
O único bom-senso recomendado é manter uma distância segura (~2 m) do aparelho quando está em funcionamento mas mesmo isso pode ser meramente psicológico dado que os atuais microondas são fabricados de forma a não deixar passar as ondas para o exterior.

Ana disse...

Recomendo a leitura deste artigo, na íntegra. Pode sempre fazer o teste da água e tirar as suas próprias conclusões. ;)

http://portugalmundial.com/2013/10/o-que-acontece-ao-consumir-alimentos-processados-em-micro-ondas/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...